segunda-feira, 28 de março de 2016

PREFEITURA DE SANTIAGO É CAMPEÃ EM NÃO ATENDER SOLICITAÇÕES!

Boa Tarde aos presentes, Vereadores e Vereadora, e aos que acompanham a sessão pelo rádio.
Não tenho dúvidas de que a situação política nacional atinge a todos. São discussões sobre impeachment, sobre golpe, são os mais de 200 políticos (de 18 partidos) incluídos na lista da Odebrech, é Cunha com mais contas no Exterior, Aécio citado em novas delações, enfim, devemos ficar atentos, acompanhar e ter um olhar crítico em relação a tudo o que esta acontecendo. Percebo que existem muitos Prefeitos e Governadores lucrando com essas questões confusas e momento complicado da política nacional. Aproveitam para se desviarem das discussões e das Ações, de problemas sérios. No Estado, Sartori está conseguindo ser pior do que péssimo. Convocou 178 servidores para atuar no policiamento ostensivo e no Corpo de Bombeiros e outros 43 foram chamados para suplência. Mas os convocados irão apenas ocupar o lugar dos temporários que foram desligados há um mês, devido ao vencimento dos contratos. Se logo que foi eleito o Governador tivesse dado seguimento as Ações de Tarso na área da Segurança Pública, nada disso estaria acontecendo. Em 2016, 346 policiais se aposentaram, quase o dobro do número de novos servidores. Portanto, é importante a contratação imediata de todos os 2 mil e 500 aprovados no concurso, para aliviar o déficit de 15,6 mil PMs no Estado — Não é a toa o problema na Segurança, pois este é o maior déficit dos últimos 33 anos. Sartori, nem mesmo garante  o pagamento em dia dos salários do funcionalismo em abril, e 1 ano e dois meses depois que assumiu o dá a desculpa de sua incompetência, dizendo que nem começou a reconstruir  o Estado. Isso é a destruição do Estado, Senhores. É descaso e desconsideração com o povo gaúcho.
 E aqui em Santiago, temos de tratar daquilo que não é tratado! Ainda em março de 2015, há mais de um ano, me reuni com cerca de 60 moradores da Vila Betânia. Os moradores elencaram vários problemas, como a situação da parada de ônibus que fica debaixo d’água em dias de chuva. É necessária a canalização do acesso principal, para evitar a erosão e torná-lo transitável. A comunidade se queixa ainda da falta de um profissional médico que atenda na Vila ao menos uma vez por mês. Na oportunidade o prefeito se comprometeu de providenciar um micro ônibus com equipe médica para percorrer as comunidades do interior, ainda no segundo semestre de 2015. De tudo isso que a população da Vila Betânia solicitou, absolutamente NADA foi feito. Tudo continua como estava há um ano atrás.



Também, ao andar pelos bairros, e mesmo em algumas regiões do centro da cidade, é fácil notar as irregularidades nas calçadas e passeios públicos. Há buracos, desníveis, raízes de árvores que arrebentam a calçada e, até lixo acumulado. Em dezembro passado, uma senhora ficou bastante machucada ao cair em um buraco na calçada e bater o rosto no chão. Isso é mais comum do que se imagina... É preciso que todos saibam que o dever de fiscalizar e punir, se for o caso, é da Administração Pública. Ela deve cuidar e zelar pela conservação e acessibilidade dos passeios públicos e calçadas. E, não fazendo seu papel, óbvio que estoura na comunidade.
É preciso falar ainda sobre o descaso do Município com a saúde Mental. Fiz, nesta Tribuna, duras criticas as opções feitas pela secretaria de Saúde, ao alocar no mesmo espaço os pacientes do CAPS e do Cuca Legal. Alertei que são pacientes com níveis diferentes de dificuldades e precisam de tratamentos e espaços diferentes. Relatei que não era possível que uma atitude que mexe com a vida de mais de 3 mil usuários, ser tomada de forma unilateral, sem nem mesmo consultar os profissionais da área. Alertei também sobre os pacientes que esperam na chuva, com os portões abertos, expondo-os aos riscos da rua. Sobre as salas com mofo e úmidas, os extintores de incêndio em salas chaveadas, a super demanda que acaba sobrecarregando os profissionais... Mas sabe o que foi feito até agora, vereador Maci? Absolutamente nada.


Com relação a denúncia que fiz sobre nepotismo na Administração Municipal, sabe o que foi feito vereador Marion? Absolutamente Nada! Sobre a contratação do auxiliar de médico perito, atitude que, como expus aqui, poderia ser tomada pela Prefeitura, como já ocorreu em outros municípios, ainda nada foi feito!  
O Bairro Ana Bonnato, há muito tempo exige mais segurança e atenção. Há informações dos moradores, de que empresas de Mototaxi se negam a adentrar a comunidade depois de certa hora da noite... O que o Prefeito diz disso? Quando vai começar a pensar o Bairro Ana Bonato? Não sou só eu que trago a esta tribuna as queixas dos moradores, muitos Vereadores estão nessa luta, e nada foi feito até agora.
Quando venho a esta Tribuna, venho expor as angústias de uma parte da Comunidade que quer ser ouvida, que precisa ser enxergada, que precisa ter suas demandas atendidas e solucionadas, este é o trabalho de um vereador e eu continuarei a agir conforme sempre agi, com energia e disposta a fazer o enfrentamento em defesa destes cidadãos, para os quais, nem tudo são flores na terra dos poetas.
________________
No dia 31 de março, próxima quinta-feira, está sendo chamada a população para ir novamente às ruas. A população que chamamos para ir às ruas, senhores ouvintes, são todos aqueles que prezam viver em um país em que as leis não sejam para benefício apenas da minoria que tem condições financeiras ou de influência política. Participa junto, em Santa Maria, às 18 horas da grande manifestação Contra a corrupção de todos os partidos, em defesa da Democracia, da Legalidade e dos Direitos Conquistados! Especialmente tu trabalhador, não pode perder os direitos conquistados a duas penas!




segunda-feira, 21 de março de 2016

IARA FALA: sobre a falta d'água, o Gol da Polícia Civil e o Risco a Democracia!

Boa tarde senhores e senhora vereadora. Boa tarde comunidade que nos assiste no Plenário desta Casa, e minha saudação especial para aqueles que nos acompanham, em casa, pela Rádio Nova 99.

 Neste final de semana testemunhamos mais uma vez a falta d’água em nossa cidade, inconveniente que já está virando rotina. É importante lembrarmos que na última estiagem, mesmo com a barragem praticamente seca, quando foi preciso transferir água do terceiro Lageado,  a cidade não enfrentou um desabastecimento semelhante ao que ocorre hoje.


         Quero aqui fazer uma saudação especial ao meu querido amigo e companheiro Ruben Lima, gerente da Corsan durante o Governo Tarso. Rubem sempre soube gerenciar e planejar as ações da CORSAN, e sempre se colocou no lugar da comunidade. Não admitia que problemas técnicos prejudicassem, sem limite, as pessoas que necessitam do serviço básico de água.

   As dificuldades e problemas da população santiaguense em relação à falta d’água, se resumem, e se repetem pela falta de fiscalização. A obrigação de fiscalizar para prevenir problemas como este, é do Município – que é o contratante,  pode e deve multar. Lavou as mãos. 


É da AGERGS, do Ministério Público, que tem em mãos desde 2005 uma ação sobre este tema, e nada fez, e por fim, é dos vereadores, que são representantes da sociedade. As instituições fiscalizadoras têm a obrigação de controlar e prevenir os problemas públicos que a sociedade enfrenta, e tem que fazer sua parte. Por fim quero informar que ainda no inicio deste mês, protocolei representação na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul, que é uma das responsáveis, para que tomasse providências, em apurar, resolver a questão e punir os culpados.



GOLLL da Polícia Civil!!!
Quero aproveitar aqui para saudar a opção vencedora que destina o Antigo Prédio do Fórum, para a Polícia Civil de Santiago. Está iniciativa já estava encaminhada desde 2011, pelo Governo do companheiro Tarso Genro. Ele já havia encaminhado favoravelmente a cedência para a Polícia Civil. Ocorre, que no início do Governo Sartori, o deputado Bianchini, o Prefeito e o Centro dos Empresários de Santiago, propuseram uma nova destinação para o prédio, sem nunca terem esclarecido qual era, afinal, o uso do imóvel, o que acabou atrasando E MUITO a destinação para a Polícia Civil.
 Sempre defendi, nesta tribuna, em reuniões com deputados e vereadores, e junto da sociedade, que o Prédio mantivesse seu cunho social e fosse destinado a prestar serviços a toda a sociedade.
 Parabenizo toda a equipe da polícia civil de Santiago, que com garra e ousadia, lutou de forma conjunta, e pressionou para que esta solicitação fosse atendida.


Não é novidade para nenhum santiaguense que acompanha meu trabalho, de que eu não sou uma pessoa que fique “em cima da cerca”. Tenho lado. Defendo e defenderei sempre minhas ideias bem embasadas naquilo que acredito. Já tenho dito que minhas posições podem agradar uns, e desagradar outros, não tenho a pretensão de ser unanimidade. Por isso, mais uma vez me manifesto para dizer que o trabalhador assalariado, a classe média, o pessoal que presta serviço autônomo, como as demais pessoas, precisam entender o que está ocorrendo em nosso país. 
 Na verdade, tudo vai muito além do PT, do Lula, ou da Dilma. Trata-se da total inversão de valores e poderes. Assim como hoje está aparecendo políticos envolvidos em corrupção, também o Judiciário, o Ministério Público e a Alta Corte do país estão deixando cair o manto da seriedade e moralidade. Enquanto a imoralidade da justiça está aparentemente longe da vida das pessoas, ninguém se dá conta do que está acontecendo, e até acha ela está agindo acertadamente. O problema só vai ser percebido, quando atingir diretamente a vida dos cidadãos, quando as violações e ilegalidades baterem na porta da sua casa, e, tenham certeza, isso vai ser muito comum, se o povo não se posicionar. Juiz, Promotor, Desembargador, Ministro do STJ e STF, não são deuses que podem tudo, inclusive ir contra a lei. Abram o olho, querer impeachment, passando por cima da Lei, querer prisão desse ou daquele passando por cima da Lei, querer a condenação de apenas um partido e seus políticos, passando por cima da Lei, resultará que a Lei não vai valer nada e poderá ser manejada, e uma Lei que se maneja sem critérios, Senhores, nunca estará a serviço do povo, sempre será pela minoria mais abastada economicamente da nossa sociedade. Sou contra o impeachment, sou contra os atos arbitrários e ilegais, e sou a favor da Democracia. Já conheci o outro lado, quando só o que vale é o desejo dos poderosos e de quem detém o poder econômico. 

Tempo de Liderança

Não me admira que em Santiago estejam chamando para uma caminhada em favor do juiz Moro. São os mesmos que há pouco tempo transformaram em heróis da moralidade, da ética e seriedade o Cunha, o Aécio, o Bolsonaro, o Agripino...
As ações descontroladas e ilegais de Moro estão sendo denunciadas por Juízes, promotores, advogados, artistas do Brasil e do mundo. Eles questionam os desmandos desse juiz fascista e provinciano, acobertado pela mídia corrupta e financiado pelas grandes corporações. Porque será que não investigam a Globo, a RBS, a Gerdau?? 


segunda-feira, 14 de março de 2016

Em discurso Vereadora fala das manifestações, da luta democrática, e das constantes reclamações da saúde em Santiago!


Boa tarde Mesa Diretora, vereadores e vereadora, todas as pessoas que se encontram aqui no Plenário e, especialmente a você cidadão, trabalhador e trabalhadora que, mesmo não podendo participar da sessão na Câmara, durante a tarde, nos acompanha, cuida e fiscaliza nosso trabalho ouvindo os debates pela rádio Nova 99.
          
A população tomou as ruas do país no dia de ontem. Mas foram apenas 2,17 por cento de um total de 115 milhões de eleitores no país, ou seja, 98% do eleitorado não saiu as ruas ontem. Busquei olhar atentamente as matérias da globo que percorreram o dia todo às televisões do Brasil neste domingo. Incrivelmente, não encontrei negros nas manifestações. Não encontrei nenhum índio. Não vi, por nenhuma vez, sequer, alguém do povo de terreiro, ou das religiões de matrizes africanas... E, conforme a pesquisa feita pelo Jornal Zero Hora, mais de 76 por cento dos que se manifestaram foram eleitores de Aécio, brancos, ganhando mais de 10 salários mínimos. Hão de convir, muito pouco do povo foi às ruas ontem.
          É preciso lembrar que os políticos da oposição, endeusados por muitos nessa Casa, foram vaiados, xingados com palavrões e expulsos das manifestações de ontem. Mas aí eu fiquei com uma dúvida... Se pedem o impeachment de Dilma, quem é que vão querer colocar no Lugar??? Será o Bolsonaro, que diz que mulheres tem de ganhar menos, porque são mulheres, e diz, também,  que negros têm de voltarem para o zoológico? É esse o presidente que querem? Ou então Aécio citado 5 vezes na Lava Jato? Denunciado por desvios na saúde! O cara mais chato que cobrava propina?  Será que vão querer o Cunha, aquele das contas na Suíça, réu no Supremo Tribunal Federal? O Picareta Mor, segundo Ciro Gomes, do seu partido vereador Gaviole. Ou então o Alckimin que rouba merenda? QUEM VÃO QUERER colocar no lugar de Dilma?
         
Respondam! Aécio, Bolsonaro, Cunha ou Alckimin manterão os direitos dos trabalhadores? Manterão a atenção às classes mais sofridas da sociedade? É claro que não, pois já deram provas disso!
         O governo Federal, do qual todos os partidos desta Casa fazem parte, tem de mudar SIM sua política econômica. Voltar a assumir a responsabilidade de indutor do desenvolvimento, investir em obras, programas sociais, saúde e educação, garantindo a geração de empregos que levará à estabilidade socioeconômica do país.
Agora, a necessidade de superação do governo NÃO CONSTITUI CRIME DE RESPONSABILIDADE da Presidenta Dilma. Temos de ser honrados, honestos e responsáveis ao tentar incriminar alguém, não é mesmo vereador Davi?
NÃO HÁ BASE LEGAL PARA IMPEACHMENT! Se tirarem a Dilma, quem assume, aí sim, está atolado até o pescoço de tanta roubalheira e corrupção.

Ontem fui às manifestações chamadas pela Frente Brasil Popular, em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul foi o único estado que saiu às ruas neste dia 13 contra o golpe. Historicamente somos defensores da legalidade e do Estado de Direito. Da mesma forma os gaúchos saíram em defesa do Presidente Jango, em 1964.
A manifestação em defesa da Democracia, ontem na Redenção, foi realmente magnífica, cheia de manifestações culturais, pessoas de todas as raças, bateria de escola de samba, povo negro quilombola, povo de terreiro, índios, trabalhadores do campo e da cidade. O encontro teve apresentações artísticas, churrasco de coxinha, e muita alegria embalaram os manifestantes. Mas a manifestação de ontem foi apenas um ensaio. Todos voltaremos as ruas no dia 18 e 31, agora, unidos a uma gigantesca manifestação em todo Brasil, com militantes de diversos partidos, movimentos sociais e estudantis defenderemos a Democracia, os Direitos conquistados, a soberania nacional e contra o golpe que querem instalar contra quem foi democraticamente eleito pela maioria do povo brasileiro.
Senhoras e senhores ouvintes, fiz aqui na tribuna, uma série de denúncias à saúde pública santiaguense. Além das filas, da má informação, do mau atendimento, das constantes e diárias reclamações, sérias e graves deficiências estruturais.
A saúde mental, por exemplo, continua sendo discriminada! E as filas são longas nas madrugadas! Faltam médicos em muitos ESF’s.
E tudo é maravilha na Terra dos Poetas, diz a administração. Aqui a saúde anda bem, dizem os meios de comunicação.
É preciso questionar: Dizem que não há dinheiro para instalar um sistema de pré-agendamento, mas o governo municipal vai aumentar ainda mais as verbas destinadas à propaganda, em 2016.

A saúde pede socorro Sr. Prefeito! 

segunda-feira, 7 de março de 2016

SAÚDE BATE RECORDE ENTRE AS RECLAMAÇÕES SOBRE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SANTIAGO

Boa tarde senhores vereadores, senhora vereadora, Mesa Diretora desta Casa, comunidade presente no Plenário e Ouvintes da Rádio Nova 99.

Novamente dou conhecimento a todos, de questões importantes que a comunidade traz ao gabinete. São situações que julgamos simples de serem resolvidas. No entanto, os dias vão passando e nada de concreto é feito. Pior do que isso, nada é esclarecido, as pessoas ficam perdidas, sem informações, o que gera insegurança e revolta na comunidade que se sente desrespeitada pela administração.


Pergunto ao gestor, e, especialmente a Secretária de Saúde: O que está ocorrendo com a falta de fitas para exame de Glicose? As fitas eram fornecidas pela Farmácia Municipal a pacientes portadores de diabetes. Por que elas não estão sendo mais distribuídas? O repasse cessou sem qualquer explicação às pessoas que necessitam do material. Isto é tolerável? O Prefeito e a Secretária sabem disso? Até onde sei, existe um acordo entre o Município de Santiago na distribuição das fitas testes, e do Governo do Estado, na insulina. O Estado, parece, está cumprindo a sua parte. Peço explicação e solução. Os doentes estão sendo prejudicados e o Município não resolve, não se compromete, e, muito menos, esclarece os fatos.

Outra situação, também na área da saúde, é a falta de Nutricionista no atendimento de pacientes com Diabetes. A servidora que trabalhava no atendimento a diabéticos, se aposentou, ficando sem Nutricionista para esta especialidade. Sei que existe uma profissional da Nutrição que atende as gestantes no centro materno infantil. A única nutricionista, concursada, em Santiago, cidade com mais de 50 mil habitantes, só pode atender os casos de Diabetes, considerados muito graves. Como deixar de prestar o serviço básico de saúde, o atendimento, o acompanhamento e atenção aos portadores de doenças, seja ela qual for? Há um concurso público municipal em andamento. Mas, curiosamente é um edital de processo simplificado para contratação de médico. E Nutricionista não está previsto?



Querem o Lula? Então vamos lá:

"Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC?  Não. Esse era o Aécio.

Lula recebia 1/3 da propina de Furnas? Não. Esse é o Aécio também.

Lula comandava o estado que roubou 1 bilhão do metrô e da CPTM?
Não. Esses são o Serra e o Alckmin.

Lula tá envolvido no roubo de 2 bilhões da merenda? Não. É o Alckmin também.

Lula superfaturou as obras nas marginais de SP?  Não. Foi o Serra.

Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef?  Não. Esse era o Álvaro Dias, do PSDB.
O helicóptero com 450 kg de cocaína era do amigo do Lula? Não. Era do amigo do Aécio.
Lula construiu um aeroporto na fazenda do Tio, com dinheiro público? Não, este foi o Aécio...

Lula foi o cara que montou o esquema Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não, este era o Partido Progressista no governo do Fernando Henrique Cardoso.

Lula nomeou o genro diretor da Petrobras?
Não. Foi o Fernando Henrique também.

Lula é o compadre do banqueiro envolvido em propinas da Petrobras, André Esteves? Não. Esse é o Aécio, de novo.

Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Esse é o Serra (aquele que a Lava a Jato apresenta com tarja preta pra imprensa).

Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação?Não. Esse é o Cunha, aliado da oposição.

Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Esse também é o Cunha, o homem do impeachment da oposição.

O filho do Lula aparece na revista de milionários Forbes? Não. É a filha do Serra...

Lula foi apontado como recebedor de propina da Petrobrás, desde 1997? Não... este é Luis Carlos Heinze.


 A Lava a Jato e os grandes interesses envolvidos estão montando um esquema de desvio de investigações, um esquema pra lavar o dinheiro sujo dos maiores saqueadores da República, há quinhentos anos. Não há, povo santiaguense,  outra explicação para essa palhaçada..." (Jorge Furtado)

TEMPO DE LIDERANÇA

Sociedade Santiaguense! Povo trabalhador!
Que roubo e corrupção é esta, atribuída à Lula e ao PT, que até hoje nada foi provado?
Não se iludam!A Lava Jato, da forma como age,não quer acabar com a corrupção. Se quisessem investigaria todos os que foram delatados. Aécio, Fernando Henrique, Nardes, Serra, Alckmim, Heinze... Todos blindados até hoje.
O golpe em curso só deseja eliminar o PT porque têm medo das ações petistas já comprovadas, para dar uma vida digna ao trabalhador, aos pobres, aos negros, às mulheres, aos homossexuais, aos índios, a todas as minorias...
Aos militantes, vamos sim defender o Partido dos Trabalhadores, Lula, Dilma e o Estado Democrático de Direito, com muito orgulho!
Dia 13 vamos unir nossa garra, nossa força indo a Porto Alegre levantar nossas bandeiras e nossa Estrela, que continua a brilhar cada vez com mais intensidade.