segunda-feira, 20 de junho de 2016

EM SESSÃO DA CÂMARA, IARA COBRA AÇÕES DO EXECUTIVO.

Boa tarde senhores vereadores, vereadora, comunidade presente aqui no Plenário e ouvintes que nos acompanham pela Rádio.
        
Inicio hoje, informando a todos e todas que neste sábado tivemos o Encontro Municipal do PT, denominado Encontro Tide Lima, em homenagem ao grande companheiro e ex-Presidente do partido. Foi um evento importante e animado que referendou nossos Pré-Candidatos a Prefeito, vice Prefeito e vereadores. Houve muitas filiações de novos companheiros e companheiras, com destaque para o grande número de jovens decididos a se incorporarem no PT de Santiago. No Brasil filiaram-se ao partido 48 mil eleitores e, ao contrário do que dizem, o PT não está morto. O Partido dos trabalhadores, Senhores ouvintes, é semente, e quanto mais tentam nos enterrar, mais nós brotamos, criamos raízes e produzimos frutos para mudar e buscar melhorar a vida das pessoas. 
   
Já denunciei aqui na Tribuna a ilegalidade das multas aplicadas pelo Estacionamento Rotativo em nossa cidade. Já demonstrei que o não pagamento da tarifa de quatorze reais com oitenta centavos, não pode ser transformado, automaticamente, em infração de trânsito.  A cobrança Gera um aumento estarrecedor e confiscatório de mais de dez mil e seiscentos por cento (10.640%). Mas o que mais me deixa espantada é que até hoje a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto. Não tomou nenhuma atitude. Os vereadores do governo não falam nada... Deixam o cidadão ser lesado, sofrer e sentir no bolso os golpes de multas ilegais e confiscatórias. 
Também me espanto com o silêncio da imprensa santiaguense. Será que este assunto, que mexe no bolso do cidadão, diariamente, não é de relevância? Será que ainda não entenderam? Se não entenderam eu me proponho a explicar para quem quer que seja a ilegalidade destas multas. O que não pode é a sociedade santiaguense seguir sofrendo por ilegalidades e a Administração nada fazer.

 Fiz pedido de providências para a Rua Pedro Carneiro Pereira, na Vila Itu. Lá a Prefeitura há muito tempo começou o calçamento da Rua, fez alguns metros, parou, e nunca mais concluiu. A comunidade está aguardando, quer saber o que está faltando e quando terá sua rua concluída... Peço, ainda, que seja providenciado o reparo da vala de escoamento de esgoto pluvial existente na Rua Pinto Andrade, bairro Carlos Humberto. Da mesma forma quero solicitar que a Prefeitura realize o recolhimento dos detritos oriundos do temporal do ano passado que ainda estão empilhados na Rua Osvaldo Cruz, Bairro Carlos Humberto.
 O Prefeito vai ter de explicar como tem maquinário para emprestar para quem não precisa, e não tem para recolher os entulhos da época do temporal que ainda continuam na frente das casas.
 Vários outros problemas são relatados diariamente pelas pessoas que me encontram na cidade. É por isso, ouvintes, que eu discordo tão ferrenhamente da ideia de que “em Santiago tudo está maravilhoso, tudo está ótimo e impecável” como o PP apregoa.
 Vejam só, a comunidade reclama insistentemente, e com total razão, da velocidade elevada dos veículos nas ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado. Principalmente nas proximidades das Escolas Cândido Genro, Medianeria e arredores do Ginásião. Não dá para dar a desculpa de que ainda não foi concluída a segunda camada do asfalto. Que se coloquem ao menos tachões de redução de velocidade ou cones de segurança, até a conclusão do asfalto. Não podemos negligenciar. É com a vida das pessoas que a Prefeitura está lidando.

Outras reclamações com a mesma gravidade dão conta da falta de medicamentos básicos no ESF do Bairro Monsenhor Assis. Qual a explicação senhora Secretária de Saúde? A comunidade espera uma resposta e soluções urgentes.
Quero saber também, qual o motivo da interrupção na coleta seletiva de lixo (o lixo reciclado), no bairro Vista Alegre. As pessoas relatam que há muito tempo não há mais a separação na hora da coleta. Se houve mudanças na forma do recolhimento, não há informação à sociedade sobre isso. Seguirei, fiscalizando e cobrando, do Executivo, estas e outras tantas situações que melhorem a vida das pessoas de nossa cidade.
Por último, gostaria que o cidadão que me ouve fizesse uma pequena reflexão comigo. Você lembra do tempo em que o Rio Grande crescia mais do que o Brasil? Lembra de quando a luta dos professores era pelo Piso, e não pelo direito de receber o salário em dia? Agora, com o Sartori,  melhorou?
 Você já se deu conta, que substituíram a Dilma, por um Presidente inelegível, que quer interromper as investigações da Lava Jato e não pode, sequer sair a rua?  E quer acabar com a previdência, com os direitos dos trabalhadores E com as políticas sociais? Você cidadão, se deu conta de que a inflação subiu e o desemprego cresceu? Que as medidas de Temer só beneficiam os ricos, fazendo o fardo maior recair sobre as costas do trabalhador? Você se deu conta que este governo golpista esta envolvido em todos os escândalos de corrupção do país e nenhum governo sério, no mundo todo, reconhece Temer como Presidente? Você se viu que nem aqueles que desejavam a saída da Dilma, aqui nesta Casa, não conseguem mais defender Temer? Isso deixa um recado claro senhores... Temer está sendo muito pior do que eles mesmos imaginavam. Pobre do cidadão gaúcho e brasileiro!
TEMPO DE LIDERANÇA
Senhor Presidente, estamos até agora aguardando a concretização de sua promessa sobre as reuniões das comissões desta Casa. As reuniões são obrigatórias segundo o Regimento da Câmara, mas elas nunca ocorrerem. Basta a boa vontade da Mesa Diretora para que sejam regulamentadas as reuniões. Estamos aguardando. 
Sobre a questão da RS 377, colocando as incoerências de lado, é preciso dizer que levar os louros pelo trabalho dos outros é imoral e antiético, vereador Gildo. Desde o final do Governo Tarso o dinheiro para refazer a RS 377 está na conta do Estado. Não podemos ser incoerentes, a 377 só não foi antes por determinação judicial. O que tem que ser questionado é o porque Sartori não fez antes, já que tinha dinheiro e determinação desde o início de seu governo. O que será que estava esperando Vereador Gildo?
As reuniões da Câmara eram a noite. Por que não são mais? Os vereadores do PT votaram para que as Sessões voltassem a ser a noite, para que a população pudesse participar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário