segunda-feira, 28 de março de 2016

PREFEITURA DE SANTIAGO É CAMPEÃ EM NÃO ATENDER SOLICITAÇÕES!

Boa Tarde aos presentes, Vereadores e Vereadora, e aos que acompanham a sessão pelo rádio.
Não tenho dúvidas de que a situação política nacional atinge a todos. São discussões sobre impeachment, sobre golpe, são os mais de 200 políticos (de 18 partidos) incluídos na lista da Odebrech, é Cunha com mais contas no Exterior, Aécio citado em novas delações, enfim, devemos ficar atentos, acompanhar e ter um olhar crítico em relação a tudo o que esta acontecendo. Percebo que existem muitos Prefeitos e Governadores lucrando com essas questões confusas e momento complicado da política nacional. Aproveitam para se desviarem das discussões e das Ações, de problemas sérios. No Estado, Sartori está conseguindo ser pior do que péssimo. Convocou 178 servidores para atuar no policiamento ostensivo e no Corpo de Bombeiros e outros 43 foram chamados para suplência. Mas os convocados irão apenas ocupar o lugar dos temporários que foram desligados há um mês, devido ao vencimento dos contratos. Se logo que foi eleito o Governador tivesse dado seguimento as Ações de Tarso na área da Segurança Pública, nada disso estaria acontecendo. Em 2016, 346 policiais se aposentaram, quase o dobro do número de novos servidores. Portanto, é importante a contratação imediata de todos os 2 mil e 500 aprovados no concurso, para aliviar o déficit de 15,6 mil PMs no Estado — Não é a toa o problema na Segurança, pois este é o maior déficit dos últimos 33 anos. Sartori, nem mesmo garante  o pagamento em dia dos salários do funcionalismo em abril, e 1 ano e dois meses depois que assumiu o dá a desculpa de sua incompetência, dizendo que nem começou a reconstruir  o Estado. Isso é a destruição do Estado, Senhores. É descaso e desconsideração com o povo gaúcho.
 E aqui em Santiago, temos de tratar daquilo que não é tratado! Ainda em março de 2015, há mais de um ano, me reuni com cerca de 60 moradores da Vila Betânia. Os moradores elencaram vários problemas, como a situação da parada de ônibus que fica debaixo d’água em dias de chuva. É necessária a canalização do acesso principal, para evitar a erosão e torná-lo transitável. A comunidade se queixa ainda da falta de um profissional médico que atenda na Vila ao menos uma vez por mês. Na oportunidade o prefeito se comprometeu de providenciar um micro ônibus com equipe médica para percorrer as comunidades do interior, ainda no segundo semestre de 2015. De tudo isso que a população da Vila Betânia solicitou, absolutamente NADA foi feito. Tudo continua como estava há um ano atrás.



Também, ao andar pelos bairros, e mesmo em algumas regiões do centro da cidade, é fácil notar as irregularidades nas calçadas e passeios públicos. Há buracos, desníveis, raízes de árvores que arrebentam a calçada e, até lixo acumulado. Em dezembro passado, uma senhora ficou bastante machucada ao cair em um buraco na calçada e bater o rosto no chão. Isso é mais comum do que se imagina... É preciso que todos saibam que o dever de fiscalizar e punir, se for o caso, é da Administração Pública. Ela deve cuidar e zelar pela conservação e acessibilidade dos passeios públicos e calçadas. E, não fazendo seu papel, óbvio que estoura na comunidade.
É preciso falar ainda sobre o descaso do Município com a saúde Mental. Fiz, nesta Tribuna, duras criticas as opções feitas pela secretaria de Saúde, ao alocar no mesmo espaço os pacientes do CAPS e do Cuca Legal. Alertei que são pacientes com níveis diferentes de dificuldades e precisam de tratamentos e espaços diferentes. Relatei que não era possível que uma atitude que mexe com a vida de mais de 3 mil usuários, ser tomada de forma unilateral, sem nem mesmo consultar os profissionais da área. Alertei também sobre os pacientes que esperam na chuva, com os portões abertos, expondo-os aos riscos da rua. Sobre as salas com mofo e úmidas, os extintores de incêndio em salas chaveadas, a super demanda que acaba sobrecarregando os profissionais... Mas sabe o que foi feito até agora, vereador Maci? Absolutamente nada.


Com relação a denúncia que fiz sobre nepotismo na Administração Municipal, sabe o que foi feito vereador Marion? Absolutamente Nada! Sobre a contratação do auxiliar de médico perito, atitude que, como expus aqui, poderia ser tomada pela Prefeitura, como já ocorreu em outros municípios, ainda nada foi feito!  
O Bairro Ana Bonnato, há muito tempo exige mais segurança e atenção. Há informações dos moradores, de que empresas de Mototaxi se negam a adentrar a comunidade depois de certa hora da noite... O que o Prefeito diz disso? Quando vai começar a pensar o Bairro Ana Bonato? Não sou só eu que trago a esta tribuna as queixas dos moradores, muitos Vereadores estão nessa luta, e nada foi feito até agora.
Quando venho a esta Tribuna, venho expor as angústias de uma parte da Comunidade que quer ser ouvida, que precisa ser enxergada, que precisa ter suas demandas atendidas e solucionadas, este é o trabalho de um vereador e eu continuarei a agir conforme sempre agi, com energia e disposta a fazer o enfrentamento em defesa destes cidadãos, para os quais, nem tudo são flores na terra dos poetas.
________________
No dia 31 de março, próxima quinta-feira, está sendo chamada a população para ir novamente às ruas. A população que chamamos para ir às ruas, senhores ouvintes, são todos aqueles que prezam viver em um país em que as leis não sejam para benefício apenas da minoria que tem condições financeiras ou de influência política. Participa junto, em Santa Maria, às 18 horas da grande manifestação Contra a corrupção de todos os partidos, em defesa da Democracia, da Legalidade e dos Direitos Conquistados! Especialmente tu trabalhador, não pode perder os direitos conquistados a duas penas!




2 comentários: