segunda-feira, 14 de março de 2016

Em discurso Vereadora fala das manifestações, da luta democrática, e das constantes reclamações da saúde em Santiago!


Boa tarde Mesa Diretora, vereadores e vereadora, todas as pessoas que se encontram aqui no Plenário e, especialmente a você cidadão, trabalhador e trabalhadora que, mesmo não podendo participar da sessão na Câmara, durante a tarde, nos acompanha, cuida e fiscaliza nosso trabalho ouvindo os debates pela rádio Nova 99.
          
A população tomou as ruas do país no dia de ontem. Mas foram apenas 2,17 por cento de um total de 115 milhões de eleitores no país, ou seja, 98% do eleitorado não saiu as ruas ontem. Busquei olhar atentamente as matérias da globo que percorreram o dia todo às televisões do Brasil neste domingo. Incrivelmente, não encontrei negros nas manifestações. Não encontrei nenhum índio. Não vi, por nenhuma vez, sequer, alguém do povo de terreiro, ou das religiões de matrizes africanas... E, conforme a pesquisa feita pelo Jornal Zero Hora, mais de 76 por cento dos que se manifestaram foram eleitores de Aécio, brancos, ganhando mais de 10 salários mínimos. Hão de convir, muito pouco do povo foi às ruas ontem.
          É preciso lembrar que os políticos da oposição, endeusados por muitos nessa Casa, foram vaiados, xingados com palavrões e expulsos das manifestações de ontem. Mas aí eu fiquei com uma dúvida... Se pedem o impeachment de Dilma, quem é que vão querer colocar no Lugar??? Será o Bolsonaro, que diz que mulheres tem de ganhar menos, porque são mulheres, e diz, também,  que negros têm de voltarem para o zoológico? É esse o presidente que querem? Ou então Aécio citado 5 vezes na Lava Jato? Denunciado por desvios na saúde! O cara mais chato que cobrava propina?  Será que vão querer o Cunha, aquele das contas na Suíça, réu no Supremo Tribunal Federal? O Picareta Mor, segundo Ciro Gomes, do seu partido vereador Gaviole. Ou então o Alckimin que rouba merenda? QUEM VÃO QUERER colocar no lugar de Dilma?
         
Respondam! Aécio, Bolsonaro, Cunha ou Alckimin manterão os direitos dos trabalhadores? Manterão a atenção às classes mais sofridas da sociedade? É claro que não, pois já deram provas disso!
         O governo Federal, do qual todos os partidos desta Casa fazem parte, tem de mudar SIM sua política econômica. Voltar a assumir a responsabilidade de indutor do desenvolvimento, investir em obras, programas sociais, saúde e educação, garantindo a geração de empregos que levará à estabilidade socioeconômica do país.
Agora, a necessidade de superação do governo NÃO CONSTITUI CRIME DE RESPONSABILIDADE da Presidenta Dilma. Temos de ser honrados, honestos e responsáveis ao tentar incriminar alguém, não é mesmo vereador Davi?
NÃO HÁ BASE LEGAL PARA IMPEACHMENT! Se tirarem a Dilma, quem assume, aí sim, está atolado até o pescoço de tanta roubalheira e corrupção.

Ontem fui às manifestações chamadas pela Frente Brasil Popular, em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul foi o único estado que saiu às ruas neste dia 13 contra o golpe. Historicamente somos defensores da legalidade e do Estado de Direito. Da mesma forma os gaúchos saíram em defesa do Presidente Jango, em 1964.
A manifestação em defesa da Democracia, ontem na Redenção, foi realmente magnífica, cheia de manifestações culturais, pessoas de todas as raças, bateria de escola de samba, povo negro quilombola, povo de terreiro, índios, trabalhadores do campo e da cidade. O encontro teve apresentações artísticas, churrasco de coxinha, e muita alegria embalaram os manifestantes. Mas a manifestação de ontem foi apenas um ensaio. Todos voltaremos as ruas no dia 18 e 31, agora, unidos a uma gigantesca manifestação em todo Brasil, com militantes de diversos partidos, movimentos sociais e estudantis defenderemos a Democracia, os Direitos conquistados, a soberania nacional e contra o golpe que querem instalar contra quem foi democraticamente eleito pela maioria do povo brasileiro.
Senhoras e senhores ouvintes, fiz aqui na tribuna, uma série de denúncias à saúde pública santiaguense. Além das filas, da má informação, do mau atendimento, das constantes e diárias reclamações, sérias e graves deficiências estruturais.
A saúde mental, por exemplo, continua sendo discriminada! E as filas são longas nas madrugadas! Faltam médicos em muitos ESF’s.
E tudo é maravilha na Terra dos Poetas, diz a administração. Aqui a saúde anda bem, dizem os meios de comunicação.
É preciso questionar: Dizem que não há dinheiro para instalar um sistema de pré-agendamento, mas o governo municipal vai aumentar ainda mais as verbas destinadas à propaganda, em 2016.

A saúde pede socorro Sr. Prefeito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário