terça-feira, 22 de dezembro de 2015

POR QUE RUIVO DEVE AFASTAR A SEC. DE SAÚDE?

Nos últimos meses muitas denúncias chegaram até o Gabinete da Vereadora Iara Castiel, sendo a grande maioria relacionada à área da Saúde de nosso Município. Focos de Dengue, falta de pessoal, irregularidade no horário de atendimento da Farmácia Básica, funcionária ganhando FG de forma ilegal/NEPOTISMO, falta de transparência dos gastos públicos, caos no Pronto Atendimento, filas que se arrastam pelas madrugadas, deficiência no atendimento das pessoas que moram no interior, desrespeito aos servidores, pressão psicológica e assédio moral, além de funcionários concursados (médicos e psicólogos) que pediram exoneração por conta do desrespeito e truculência da gestão na Saúde, foram apenas algumas das inúmeras denúncias contra a Secretaria de Saúde.

Algumas denúncias são em relação ao CAPS I Nossa Casa. Atualmente o serviço está funcionando no mesmo espaço físico que o ambulatório Cuca Legal que antes funcionava na Secretaria de Saúde. A unificação inviabiliza um atendimento digno e adequado, colocando alguns usuários expostos ao tempo, além de presenciaram surtos psicóticos de outros usuários, vindo a piorar o quadro clínico dos mesmos, que muitas vezes acabam evadindo do tratamento, conforme relatos de profissionais. As reclamações dão conta de que há:
·    falta de estrutura física;
·    mofo nas paredes;
·    faltam salas adequadas;
·    falta de pessoal para atender os quase 3 mil pacientes do CAPS e do Cuca Legal;
·    há, por consequência, uma sobrecarga de serviço;
·    existem salas sem luz e com mau cheiro;
·    os extintores de incêndio ficam em salas chaveadas;
·    falta uma sala de espera, e os pacientes ficam no pátio;
·    o portão fica aberto porém a proximidade do portão com a rua (muito movimentada) é um risco permanente aos usuários da casa;
·    não há saída de emergência;
·    comida mal acondicionada;
·    horário reduzido, quando devia funcionar em dois turnos até as 17h e 30min;
·    falta de transparência no uso das verbas que veem do Governo Federal;
·    isso tudo sem falar que a decisão de transferir o Cuca Legal para o CAPS foi tomada de forma pessoal, unilateral e sem consultar os profissionais, os quais foram transferidos sob pressão e submetidos, assim como os pacientes, a um ambiente inóspito, desagradável e completamente inapropriado.
  

Motivada por todas as denúncias e reclamações que chegam quase que diariamente, após a troca de secretária, e por tudo  o que foi exposto acima, é que a vereadora Iara Castiel solicitou, da tribuna da Câmara de Vereadores, o imediato afastamento da Secretária Municipal de Saúde.


“...Pela gravidade das informações que possuo, peço O IMEDIATO AFASTAMENTO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SANTIAGO. Além do encontro com o Prefeito, sugiro aos colegas Vereadores uma reunião, para que juntos possamos investigar a situação do CAPS, até mesmo no sentido de colaborar com o Administrador na Solução desse desagradável problema.” Falou Iara na sessão da Câmara.


Um comentário:

  1. O atendimento é uma vergonha mesmo. Fui fazer o cartão do sus pra minha filha recém nascida e foi um empurra empurra, do centro social mandaram ir à sec de saúde, de lá mandaram ir fazer no hcs, no hcs mandaram voltar pra sec de saúde, onde se negaram por preguiça e falta de vontade a fazer, alegando não ter sistema. Aguardei por 3hrs em uma sala de espera pra falar com esta senhora "i"rresponsavel. Onde só foi feito o cartão porque ameacei fazer um BO e liguei para um vereador. Minha filha está com 64 dias e ainda não passou pelo pediatra. Pouca vergonha isso.

    ResponderExcluir