segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O que não é contado nas rádios e jornais pela Gestão PP: SANTIAGO ESTÁ INFESTADA com larvas do Mosquito da Dengue. MAIS, DEMISSÕES em massa no Hospital de Caridade.

Boa tarde aos presentes na Casa, ouvintes da rádio e Senhores Vereadores. Tenho trazido aqui, a cada sessão, fatos que preocupam e angustiam os cidadãos da nossa cidade. Questões  que tratam do descaso de direitos das pessoas, que expõe nosso povo a humilhações e desconsiderações pela Gestão do PP. Não adianta defesas desesperadas, é o próprio povo quem está saturado e reclamando da realidade de Santiago.

MAS falando em realidade, os meus colegas nessa casa sabem o risco que a cidade está vivenciando em relação a Dengue e todas as outras doenças que o mosquito Aedes Aegypti, pode causar, inclusive o ZICA VÍRUS? Os Senhores Vereadores estão cientes de que SANTIAGO ESTÁ infestada com larvas do mosquito da Dengue? Sabem que estamos a um passo de uma Epidemia no nosso Município? Não devem saber, como eu não sabia até começar a investigar sobre isso. Mas por que ninguém sabia? Por que a Administração, que é conhecedora e consciente da alarmante possibilidade de Epidemia em Santiago, NÃO ESTÁ TOMANDO AS DEVIDAS ATITUDES PREVENTIVAS. Depois, quando estoura, fica por conta do infortúnio. É inadmissível que em Santiago, cidade com mais de 50 mil habitantes, com nem sei quantas casas, terrenos, oficinas, piscinas...TENHA APENAS 5 Agentes de Endemias Concursados para prevenir possíveis contaminações no Município.

Existe uma Lei Municipal, 088/2011, que prevê no art. 3º a existência de 10 vagas para Agentes de Controle de Endemias. Acredito que NEM mesmo esse número de Agentes, seria suficiente, especialmente na situação de Alerta que Santiago está. Existe uma avaliação de que os Bairros mais afetados na cidade são o CENTRO E O BAIRRO RIACHUELO, e também existem casos positivos na Vila Nova. O CEMITÉRIO considerado ponto estratégico, aparece como positivo. MAS O PIOR DE TUDO, é que muitas pessoas impedem os agentes de coletar amostras. Existem piscinas com larvas que os agentes não podem trabalhar, terrenos e casas que os Agentes são impedidos de entrarem. Minha equipe investigou tudo, e é assustador o descaso que a Prefeitura, e a Secretaria da Saúde está tratando dessa situação. Não há Projeto da Administração no caso. Nem mesmo existe Eco Ponto em Santiago (local para onde devem ser recolhidos pneus). O Ministério da Saúde está exigindo o funcionamento de Eco Pontos, e, aqui, continuamos sem. Na própria oficina da Prefeitura, há larvas do mosquito. Dentro do Galpão da Oficina  da Prefeitura (onde chove dentro) tem vários pneus com alto risco de contaminação, e nada é feito. FUI PESSOALMENTE VERIFICAR O LOCAL.  
E QUANDO ESTOURAR O PROBLEMA, SERÃO OS 5 AGENTES OS RESPONSÁVEIS POR SANTIAGO ESTAR INFESTADA DE MOSQUITO DA DENGUE? De que lado vocês imaginam que a corda vai arrebentar ? E por falar nos agentes, eles trabalham devidamente equipados, têm tudo o que necessitam para se proteger e para executarem o seu serviço? Como fazem seu trabalho? Necessário mais do que urgente uma extratégia conjunta para impedir que avance a infestação de Aedes Aegypti na cidade. IMPRESCINDÍVEL também que a Administração não trate desse assunto como mais um joguinho político de retaliações, e ponha-se a agir! SUGIRO SEJA CONVOCADO PELA CASA, OS AGENTES DE SAÚDE PARA QUE POSSAM NOS ESCLARECER SOBRE O PRESENTE CASO.
OUTRO CASO NÃO MENOS IMPORTANTE, é o das demissões em massa de funcionários do Hospital de Caridade de Santiago. Ao conversar com o SINDISAÚDE, notei a preocupação com todas essas demissões. Os trabalhadores relatam inúmeras dificuldades no exercício da função. Com as rescisões faltam funcionários e a qualidade dos serviços ficam prejudicadas, além da saúde dos trabalhadores estarem sob risco constante, devido ao stress e pressão psicológica. Sugiro que o legislativo busque informações para que possamos tomar providências em mais esse caso. A saúde precisa ser prioridade, de verdade, neste Município, e a Secretaria de Saúde, mais o Conselho Municipal de Saúde precisam tomar atitudes. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário