segunda-feira, 9 de novembro de 2015

"Crianças correm risco de cair dentro da água.(...) Não deixemos virar tragédia para agir..."


Boa tarde Senhora e Senhores Vereadores, cidadãos presentes a essa sessão e aos ouvintes da rádio FM 99.


Quero comunicar à toda comunidade, que Santiago receberá a visita do COREN nos dias 11 e 12 de Novembro – Conselho Regional de Enfermagem, que virá fiscalizar a enfermagem dos hospitais e clínicas da nossa cidade, e através da Unidade Móvel, COREN, fará renovações das certeiras profissionais.




Nas minhas visitas aos Bairros, converso com as pessoas e fico sabendo como está a vida onde que moram, a vida na sua Rua e na Cidade, BUSCO DEIXAR BEM CLARO que enquanto Vereadora, quero ouví-los, quero lhes dar a devida atenção, saber sobre o que não vai bem no Bairro, o que não vai bem nos serviços prestados pela Administração, o que não vai bem na saúde Municipal, na Educação Municipal, no Transporte Municipal e tudo o mais que tenha a ver com o Serviço Público Municipal. EXPLICO sempre, para que as pessoas possam entender, que não tenho a CANETA na mão, e, por isso, não tenho como determinar a solução para os problemas que me são apontados. MAS explico também, que posso lutar ao lado deles para que suas vidas, no que depender da Ação do Prefeito melhore. Quero dizer, que ao perguntar para a comunidade sobre os PROBLEMAS vivenciados, não é por desejar achar problemas, MAS, por acreditar que o Papel de todos nós aqui, Vereadores, é estar atentos aquilo que NÃO ESTÃO BEM NA SOCIEDADE onde vivemos. 


   Afinal, como nós Parlamentares, seja do partido que for, vamos ficar bem, nos sentir bem, quando a nossa Comunidade estiver passando por dificuldades em suas casas, sua rua, seu bairro, sem o devido atendimento médico, ou nas Secretarias... . Sei que meus colegas assim como eu, às vezes se sentem impotentes. Sei, inclusive, que o próprio Prefeito e sua equipe muitas vezes não sabem em que ponta pegar, MAS COMO ADMINISTRADORES, têm que achar a fórmula, é para isso que estão ocupando Cargos Públicos de Gestores. TODOS TEMOS QUE DAR RESPOSTAS PARA A POPULAÇÃO QUE ESTÁ POR DEMAIS NECESSITADA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, e não é de hoje, e não veio após a tormenta.


VEJAM SÓ, no Bairro Lulu Genro, como na maioria dos Bairros da Cidade, existem muitos problemas, uns fáceis de resolver, outros que precisam, talvez, de uma atenção maior. NO ENTANTO, falta uma posição do Prefeito, falta sua  avaliação, falta as determinações necessárias. É preciso um andamento que VERDADEIRAMENTE solucione as demandas. A MAIOR queixa das pessoas são obras que já foram realizadas mas não resolveram a situação, ou que foram começadas e não foram terminadas, ou ainda há anos reivindicadas e sem resolução... Também a comunidade se sente muito desrespeitada por não ter informações certas sobre fatos que tem a ver com suas vidas. EX: OS ENTULHOS E RESTOS DAS COBERTURAS trocadas, que estão na frente das RESIDÊNCIAS, NAS RUAS, NAS CALÇADAS: QUEM IRÁ RECOLHER?? QUANDO SERÃO RECOLHIDOS?? PORQUE A ADMINISTRAÇÃO NÃO DÁ INFORMAÇÕES CORRETAS e QUE TODOS FIQUEM SABENDO??

No na Rua Cacilda Genro, a partir do Trecho da Rua Licéria Genro e Geraldo Pedroso Palmeiro , o calçamento parou. Tenho em mãos o documento de ABRIL DE 2012, demonstrando os preços para a pavimentação, a medida a rua, valor da canalização, averiguação dos contribuintes, os pagantes da obra, ENFIM, praticamente tudo o que a Administração determina para que a pavimentação seja iniciada. OS MORADORES querem saber por que a obra não sai? O que está acontecendo? Será justo ficarem sem uma informação? São as pessoas que devem resolver os problemas administrativos?   
Na mesma Rua Cacilda Genro, esquina com Geraldo Pedroso Palmeiro, na parte não calçada, o bueiro que deveria funcionar como meio de escoamento de água, não funciona. Inclusive, informaram os moradores que uma equipe da Prefeitura atulhou o mesmo. Quando chove, o que tem ocorrido torrencialmente, o bueiro não dá conta causando alagamentos.

 Outra situação bastante complexa, é a dos moradores da Rua Cotinha Genro, próximo ao Pontilhão do 15. Há um ano uma grande chuva levou pedras e galhos de árvores obstruindo parte da passagem de água sob a ponte. Os próprios moradores relatam que tiveram, eles mesmos, que realizar o serviço de retirada do entulho, e mesmo após tanto tempo, ainda há uma grande quantidade de pedras embaixo da ponte, e a cada chuvarada o problema de alagamento de pátios e casas ressurge, SEM que a Prefeitura compareça no local. Há casas que são completamente inundadas pela água e esgotos da sanga. Na esquina da casa 509, foi colocado um cano de “qualquer jeito”, um absurdo. O terreno onde está o cano sofreu sério prejuízo, e os proprietários prejudicados pela obra mal feita da Prefeitura, não tem como pagar pedreiros para arrumar. Sem contar a inundação que a casa 509 já sofreu, e que está sempre sujeita a sofrer pela ponte “mal engendrada” e pela tubulação mal colocada na esquina.
Penso que o melhor a ser feito, neste caso da Ponte do 15, é a canalização da área próxima a ponte, que é onde ocorrem os maiores problemas. PORÉM imediatamente, Árvores na encosta da Sanga precisam ser arrancas para facilitar o escoamento da água, levantamento das laterais do passo precisam ser feitas e proteção nas laterais. Crianças correm risco de cair dentro da água. E, aí, tudo muda. Não deixemos virar tragédia para agir.  Ali, também há relatos de falta de iluminação pública, e que a rua se torna um verdadeiro “breu” durante a noite. Conforme os moradores há muito tempo a Administração não mostra interesse em solucionar os problemas elencados pelos moradores. PREFEITO E VEREADORES, PRECISAMOS AGIR!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário