segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A PERGUNTA É, quando chegará em Santiago a investigação do Ministério Público Federal?? Ou quem sabe até já chegou??

Boa tarde a todos. Inicio minha fala parabenizando a Escola Municipal João Evangelista, sob a coordenação do Diretor Cristiano e do Professor Renato Polga, que realizaram dia 20.11.15, sexta-feira, a vigésima primeira Mostra Artística e Cultural: Valorizando as Relações Étnico-Raciais.
A Escola Municipal fez um extraordinário trabalho envolvendo pais, alunos e professores. A Mostra foi importante ao exaltar nossas origens africanas e, trazer à discussão o tema da luta pela liberdade, fim do preconceito, oportunidade de ampliar a educação e o reconhecimento da cultura afro-brasileira. Uma festividade que serviu de estímulo para muitos continuarem buscando direitos e igualdade de oportunidades.
Sugiro que a Administração construa uma mostra de trabalhos sobre esse tema, no âmbito municipal, para que em 2016 possamos todos, Prefeitura, Vereadores, demais escolas e comunidade, realizar aqui em Santiago, O DIA DA Consciência Negra, como a que foi realizada pela Escola João Evangelista. 

Tenho falado nas sessões da Câmara, sobre as queixas de problemas que a comunidade vivencia nos bairros de Santiago. Quando falei sobre o Bairro Lulu Genro e o Pontilhão do 15, o Vereador Davi foi voluntário em somar esforços para sensibilizar a Administração a tomar providências para melhorar o local.  Nós Vereadores temos de dar respostas concretas para a Comunidade. Não é possível relatarmos aqui na Câmara os problemas que a sociedade nos traz, e não conseguirmos minimamente que a Administração tome as atitudes. Sabemos da importância de um Legislativo atuante, sabemos que podemos e devemos modificar para melhor a realidade de nosso povo. Por isso, vejo como positiva a atitude do Vereador Davi, que em sendo da base aliada do Prefeito, se preocupou com os relatos feitos por mim e se manifestou favorável a procurar uma solução conjunta. VEREADOR DAVI, precisamos, também, dar uma resposta sobre outros problemas, como: O município  recolherá gratuitamente para todos os entulhos gerados pelas tormentas? E o calçamento da Rua Cacilda Genro, a partir do Trecho da Rua Licéria Genro e Geraldo Pedroso Palmeiro, que está parado? Na Prefeitura consta que a rua já foi concluída, como resolver? Também a Vila Jardim dos Eucaliptos, na Rua Silvio Tusi, a via está em precárias condições. As chuvas acabam inundando as casas do lado mais baixo da rua. No lugar onde deveria haver uma tubulação de esgoto, há um valo que não dá conta da vazão de água, e acaba se misturando com esgoto invadindo a casa das pessoas. Necessário uma urgente solução!! Já na Rua Princesa Isabel, no bairro Vista Alegre, o problema é com relação a um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal. O terreno está completamente tomado pela sujeira, moradores relatam a existência de cobras, ratos e escorpiões no local. Dizem que muitas denúncias já foram feitas ao Executivo, e nunca houve retorno!!! Essas questões são problemas que dizem respeito a falhas da Secretaria de Obras. Infelizmente, o Prefeito não abre um espaço para que a própria comunidade vá até ele e exponha os problemas que lhes atingem, por isso, necessitam que nós Vereadores façamos a ponte com o executivo. Além de fiscalizar e denunciar as irregularidades, essa é atribuição dos Vereadores.


Por último quero dizer que estou muito satisfeita com as novas Ações do Ministério Público Federal. Serão investigados Deputados, Senadores e todos aqueles que exercem cargos políticos e são donos, sócios, ou tem parentes proprietários de concessões de rádios e televisões. Em um primeiro momento, as Ações visam cassar licenças de rádio e TV de 40 congressistas. A pretensão do STF é prevenir para que não haja reunião de poder político e controle sobre veículos de comunicação, pelo risco de abuso. Há um risco óbvio na concentração de poder político, mais o controle sobre meios de comunicação de massa. Diz ainda o STF que existe o risco de que jornais, rádios e TV, ao invés de servir para o livre debate e informação política e econômica, sejam utilizados apenas em benefício de quem mantém o poder.


A PERGUNTA É, quando chegará em Santiago a investigação do Ministério Público Federal?? 
Ou quem sabe até já chegou??

Nenhum comentário:

Postar um comentário