segunda-feira, 4 de maio de 2015

Santiago sem Secretária de Saúde e repleta de problemas nos Bairros

Boa tarde Vereadora Cleusa, Vereadores, ouvintes da Rádio e pessoas presentes na sessão.

Trago hoje uma série de questões importantes da nossa cidade. Conforme eu já falei aqui, estou executando dois projetos, e, a partir deles, estou entendendo mais Santiago. Ouço das pessoas e estou vendo, muitos dos problemas que envolvem a nossa comunidade. Com o Pé no Bairro e Conversa no Ônibus, estou percebendo e avaliando, que vários Santiaguenses têm dificuldades de viver uma vida de dignidade, respeito e tranquilidade.

VEJAM só, no Bairro Ana Bonato, para onde levei meu Gabinete no dia 18 de abril, problemas e angústias foram relatadas. VOCÊS TODOS ESTÃO ME OUVINDO, têm noção do problema que vivem os moradores do Bairro Ana Bonato em virtude do preconceito? Vocês sabem que muitas pessoas e muitos jovens, estudam, se qualificam, se esforçam, mas nunca chegam a ser contratados por empregadores? Sabiam que os interessados em empregar ao ficarem sabendo a origem do candidato, logo dizem um não ou dão desculpas para não dar a vaga? Esse fato é comum e desencadeia uma série de revoltas sociais. Muitas vezes, às pessoas só após mudar do Bairro Ana Bonato têm a chance de conseguir um emprego. ESSE É O MAIS VIL DOS PRECONCEITOS, é arrasar e jogar a margem uma comunidade inteira, é desmerecer, é ignorar o outro. O PREFEITO E SUA EQUIPE, ADMINISTRADORES DA CIDADE, precisam encarar esse sério problema social que necessita ser desafiado e modificado. A cultura que se formou em torno do Bairro Ana Bonato, PRECONCEITUOSA E EQUIVOCADA deve ser debatida pelos Santiaguenses. O que podemos, todos, fazer para inverter essa absurda realidade? ALÉM desse, muitos outros sérios problemas foram relatados. Paradas de ônibus caídas, ruas que precisam ser reparadas. A rua do Mercado e Açougue da Comunidade, antigo Bonatinho, precisa urgente de calçamento. Quando chove, o lugar fica coberto de barro e quem necessita do serviço, tem dificuldade para chegar até o local. Dizem que a segurança no Bairro foi esquecida, não possui o mesmo tratamento do restante da cidade. Pedem investimento na prevenção da saúde, com a construção de uma pista de caminhada ao redor da praça central. Demais questões, antes de serem faladas aqui, estão sendo investigadas, para daí sim, serem apontadas por mim. 


NAS CONVERSAS NOS ÔNIBUS, MAIS QUEIXAS E PROBLEMAS. Existe um descontentamento geral com os horários dos ônibus. Às 19:00 já não passa mais ônibus em alguns bairros, como por ex, no Alto da Boa Vista. E COMO FICAM AS PESSOAS QUE NECESSITAM DESSE MEIO DE TRANSPORTE? No inverno escurece mais cedo, como ficam os munícipes que moram distantes do centro? Existem muitas queixas dos serviços prestados pela Empresa Centro Oeste, e não é a primeira vez que são feitas. Passagens muito caras, horários de ônibus que não atende as necessidades dos Santiaguenses, poucos ônibus rodando, longos trajetos que significa muitas voltas a fim de atender várias paradas... AFINAL, o que diz o Contrato da prefeitura com a Centro Oeste, esta caixa preta que não se tem conhecimento? O Prefeito está preocupado com a Empresa ou com a Comunidade? O que será feito por Júlio Ruivo em relação a tantas reclamações da Centro Oeste e sua frota? E os pedidos feitos pela comunidade da Missões, Vila Rica, Atalaia, falados nesta tribuna e enviados ao Executivo. A população desses bairros devem ficar alertas, tudo está sendo dito e cobrado, mas se não é feito, é por falta de Ação e Organização do Prefeito do PP e da sua equipe de confiança. 


MAS AINDA É a saúde a campeã em RECLAMAÇÕES E REVOLTA do nosso povo. Estou sabendo que SEQUER SECRETÁRIO(a) DE SAÚDE A CIDADE TÊM. CURIOSO, NÃO? Após a Secretária Mara Machado ser exonerada, ninguém foi nomeado. Quem está respondendo e assinando pela Sec. de Saúde é o Prefeito. Mas afinal, Mara Machado saiu por que, se não tem outra pessoa para a pasta? Seria mesmo cansaço o problema dela? E Júlio Ruivo, o homem que determina, estando à frente da Saúde, por que não resolve problemas antigos que afligem e massacram tanto a população, como: marcação de consultas, falta de médicos nos ESFs, distribuição humilhante de fichas que fazem as pessoas da cidade e do interior dormirem nas filas disputando fichas de atendimento, tratamento mais humanizado os munícipes... O Prefeito anunciou Ana Souto para a Secretaria de Saúde. Como isso? O que houve? Por que não foi nomeada? Em tempo de transparência, anunciar uma Secretária, sem que ela seja, é no mínimo estranho? Como vereadora aguardo ansiosa explicações e ações as quais vou requerer por escrito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário