segunda-feira, 25 de maio de 2015

Contratação de auxiliar de perito pelo Município; Rede de atendimento a grupo de risco; Projeto de inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho; Secretária de Saúde assumiu o cargo dia 21.05.15. Iara pede que a nova secretária desafie e revolucione a saúde em Santiago.

 Senhores Vereadores, Senhora Vereadora, pessoas presentes na casa e ouvintes da Rádio, um bom dia a todos.


Recebi a informação do Executivo de que a Sra. Ana Maria Damian Souto, foi, agora sim, nomeada Secretária Municipal de Saúde na quinta-feira, dia 21.05.2015. Desejo que a Secretária enfrente os desafios e desenvolva um trabalho revolucionário a frente da Saúde de Santiago-RS, resolvendo problemas básicos que atingem negativamente a vida de muitas pessoas da nossa comunidade, como por exemplo, às distribuições de fichas para consultas, situação humilhante e de total desrespeito para com quem precisa do serviço. INFORMO que já estou trabalhando num PROJETO SUGESTÃO para apresentar ao Executivo, no sentido de informatizar o agendamento de consultas, evitando as filas, e as noites que as pessoas passam em claro para disputar atendimento médico. Enfatizo que a principal responsabilidade do Vereador é identificar os problemas da comunidade e essencialmente, FISCALIZAR O EXECUTIVO.
Senhores Vereadores, necessário que busquemos uma solução para fatos lamentáveis, como o acidente ocorrido na madrugada de ontem: no Município tem 2 Médicos Legistas e apenas 1 Auxiliar de Perícia. Na folga ou férias, do auxiliar, os serviços de Necropsia são realizados em Santa Maria ou São Borja, acarretando transtornos aos familiares do falecido na demora da liberação do corpo para os atos fúnebres. Em São Luiz Gonzaga, a Prefeitura de lá, fez um convênio com o Estado para resolver o impasse, contratando um auxiliar. Devemos buscar a solução dessa questão com o Executivo. AS AÇÕES do Executivo e Legislativo devem estar obrigatoriamente direcionadas a solucionar os problemas identificados na comunidade. Já existe inclusive, um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas de Santiaguenses que pedem auxiliar de perícia.
Importante eu fazer referência ao 3º Encontro de Formação Permanente, promovido pela URI e Conselho Tutelar. O objetivo é a proteção e cuidados à infância e adolecência em Santiago, Especialmente as Ações e o Comprometimento dos Segmentos que formam a Rede de desmoblização da Violência à Criança e ao Jovem. É preciso que fique esclarecido que não adianta a sociedade culpar os jovens e adolecentes, ou sua família a cada problema que os envolva. A REDE é responsável por essas questões, precisa identificar tais jovens, sua família, suas dificuldades, carências, necessidades e trabalhar de forma acolhedora e com vontade de resolver, e não se descartar dos problemas. Me coloquei naquela oportunidade à disposição para fazer parte do conjunto que busca a solução, e repito meu desejo de participar ativamente de uma rede que de fato funcione.
Em vista disso nós Vereadores temos o dever de encontrar formas inovadoras de introduzir nossos jovens ao mercado de trabalho, ao aprendizado e a uma vida digna. Para tanto, estou entrando hoje na casa, com Projeto de Lei de minha autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de jovens atendidos por Programas Sociais do Governo Federal ou medidas Sócio Educativas pelas empresas vencedoras de licitação pública no Município. Como uma das principais reclamações da nossa população é a falta de mercado de trabalho para os jovens, em Santiago, estou apresentando este Projeto de Lei, para que empresas que pretendem prestar serviço na cidade, e receberão dinheiro público, contratem pelo menos UM adolescente que seja atendido por programas do Governo Federal, ou que tenham passado por medidas Socioeducativas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário