sexta-feira, 22 de maio de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Iara propõem debate com Comissão de Educação

Na manhã desta sexta-feira, a Vereadora Iara Castiel esteve reunida com os membros da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, Vereadores Sergio Marion, Maci Ribeiro e Cleusa Canterle, bem como a representante do Cpergs/Sindicato. O encontro, sugerido por Iara, tratou exclusivamente do Plano Municipal de Educação (PME), que está tramitando na Câmara de Vereadores.

         O Plano Nacional estabelece metas para o avanço na qualidade da Educação nos próximos 10 anos, em todos os níveis, e determina que Estados e Municípios criem Planos adequando-os a suas realidades.   Iara fez um profundo estudo sobre a proposta de Plano que o Executivo enviou para o Legislativo Santiaguense, comparou-os com os de outras cidades, e evidenciou que no que se refere às estratégias para cumprimento das Metas determinadas pelo Plano Nacional não contemplam as peculiaridades de nosso município.

         Justamente nas estratégias é que o Poder Público deve adequar à realidade local e suas deficiências e avanços. Isso não ocorreu no nosso PNE. Apesar de terem sido feitas audiências públicas, as sugestões e propostas não foram colocadas no Plano. É preciso salientar que em Santiago a Prefeitura pagou uma empresa de fora para realizar o Projeto de Lei.


         No entender da Vereadora Iara Castiel, agora que o Projeto está no Legislativo, é o momento de se aprofundar e proporcionar que o Plano Municipal se volte para a nossa realidade, pois é de fundamental importância e relevância para a sociedade e seu desenvolvimento. Os vereadores definiram que outras reuniões ainda terão de ser realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário