segunda-feira, 2 de março de 2015

EM DISCURSO VEREADORA FALA SOBRE A PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS E IMPRENSA MARROM

Boa tarde senhores vereadores, Mesa Diretora, Comunidade presente na Casa e ouvintes da Rádio Nova 99.


Saliento minha satisfação em ver que, atualmente, tanto em Santiago, como em todo o Brasil, as pessoas protestam e fazem suas manifestações, sem que sejam presas, torturadas e perseguidas. Participei de muitas manifestações como estudante, professora, cidadã de direitos, tenho a amarga lembrança de quando usavam contra os manifestantes, todo o tipo de represarias e perseguições. Sou vítima de uma época em que: ou pensávamos e agíamos como os mandatários do poder determinavam, ou, todas as portas e janelas se fechavam. Por isso, vivi e vivo abrindo portas e janelas, na marra!! Deixo aqui, meu apoio ao movimento dos caminhoneiros. Quem lutou e luta por democracia, jamais vai ser contrário aos movimentos vindos da sociedade.

Contudo, esclareço que ao meu ver, as manifestações estão na realidade desfocadas. O MAIOR PROBLEMA DOS CAMINHONEIROS HOJE NÃO É O GOVERNO. O PROBLEMA SÃO AS GRANDES EMPRESAS TRANSPORTADORAS. Na última década, houve uma concentração do transporte rodoviário sob domínio das Empresas Transportadoras. Elas, praticamente, detém o deslocamento das mercadorias de todo país e, de forma inovadora, inclusive toda a produção agrícola. A produção agrícola, era o setor que ainda predominavam os caminhoneiros autônomos, mas com o aumento da produção primária, principalmente de produtos para a exportação, como ex: a soja, AS GRANDES EMPRESAS PASSARAM A INVESTIR E DOMINAR TAMBÉM ESTE SETOR.
As transportadoras então, passaram a coordenar o mercado. E os caminhoneiros autônomos? Estes estavam com uma frota de caminhões sucateados. E com as condições precárias dos portos e pontos de escoamento. Com a produção agrícola em alta PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA UM GOVERNO FEDERAL, O DA PRESIDENTE DILMA, FEZ FORTES INVESTIMENTOS NO SETOR: *Criou linhas de créditos inéditas e com juros baixos pelo BNDES, financiando compras de caminhões para ampliar e renovar a frota no país. * Modernizou e aperfeiçoou os portos e entre-postos de distribuição de mercadoria. *Criou o agendamento eletrônico para carregamento e descarga da produção, evitando filas e garantindo os caminhões em operação. Quem não lembra por ex., as filas de muitos quilômetros no Porto de Rio Grande para a entrega de grãos, mostradas pela mídia em todo o Estado? Hoje isto é passado. No financiamento e modernização de transportes não houve distinção entre autônomos e transportadoras e com o agravante de que estas tem muito mais condições de contratarem motoristas.
ASSIM, AS GRANDES EMPRESAS CONTINUAM CADA VEZ MAIORES E EXPLOLRAM A CATEGORIA, CONTRATANDO O TRANSPORTE DE CARGA DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS EMPREGADOS POR PREÇOS MUITO BAIXOS. Percebemos que a luta da classe caminhoneira não esclarece ao certo quem é o maior responsável por suas dificuldades, deixando que ESPERTALHÕES, interessados que o povo culpe o Governo Dilma, pensem que o preço do óleo é o que está causando a crise no setor. PIOR DE TUDO é que CAMINHONEIROS E TRANSPORTADORAS estão juntos nas manifestações. OS PRÓPRIOS CAMINHONEIROS PRECISAM ENTENDER O QUE ESTÁ POR TRÁS DO PROBLEMA.



UMA COISA SÃO OS AUTÔNOMOS estrangulados pelas Grandes Empresas Transportadoras, ao mesmo tempo motoristas empregados com seus direitos trabalhistas aviltados e com jornadas de 12/14horas e até mais de trabalho, colocando em risco suas vidas cumprindo metas de transporte inaceitáveis.
OUTRA SITUAÇÃO É A DAS TRANSPORTADORAS que só estão interessadas em aumentar seus lucros e se aproveitam dos caminhoneiros para garantir ainda mais vantagens: com redução do preço dos combustíveis, isenção de pedágios e taxas de impostos.
E, POR ÚLTIMO, A DIREITA, QUE ESTÁ USANDO O MOVIMENTO, INFILTRADA E DISFARÇADA DE APOIADORA, pois não se conforma com o fato de ter perdido as eleições e quer o “impeachment” da Presidenta Dilma, eleita democraticamente pelo voto do povo.


É urgente que todos se dêem conta das armadilhas no caso do movimento dos caminhoneiros. Inclusive, as armadilhas feitas pela imprensa que aplaude o golpe e se vende ao capital. Essa imprensa que existe no Brasil inteiro, existe também aqui em Santiago. O interesse maior, não é dar a notícia descomprometida, busca sim, causar o terror e confundir o entendimento dos fatos reais.
Coloco meu gabinete à disposição dos Caminhoneiros de Santiago, eis que a Organização da Classe em Cooperativa Representativa, é a única forma do setor concorrer por melhores espaços no mercado e fazer frente às Grandes Empresas do Transporte.


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