segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA DESTACA OS DESCASOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO






''Boa tarde senhores vereadores, Comunidade presente neste plenário.

A NOVA MESA DIRETORA 

No dia 31 de dezembro, em Sessão Extraordinária foi eleita a nova Mesa Diretora desta Casa. A chapa vencedora foi a do Vereador Cláudio Cardoso e representa o projeto do Partido Progressista PP.

Além da chapa vencedora, concorreu a chapa encabeçada pelo Vereador Arlindo Alves. 

Esclareço que não votei para nenhuma das duas concorrentes. A do Vereador Cláudio por motivos óbvios e a do Vereador Arlindo, porque não poderia votar de forma alguma na chapa liderada pelo Vereador do PMDB, como se ele representasse a oposição nessa casa, uma vez que ele jamais foi oposição. Ao contrário, sempre se sujeitou, foi conivente e deu suporte no parlamento Santiaguense, ao PP. 

Por coerência, então, me abstive de escolher entre qualquer chapa, pois não consegui vislumbrar em nenhuma delas uma alternativa mínima possível de oposição. 

No entanto, mesmo que ideologicamente contrária, tenho esperanças e quero acreditar que com o Vereador Cláudio Cardoso como Presidente, a democracia e o debate construtivo poderá acontecer nesta Casa. Desejo boa sorte ao Vereador Cláudio, ao Marcelo e ao Davi. 

POSSE DA PRESIDENTA DILMA

Não posso deixar de falar na posse histórica da Presidenta Dilma que ocorreu no dia 1º de janeiro. 


A presidenta reeleita, em sua fala, tornou a lembrar aos homens e mulheres do Brasil, todos os avanços importantes que o país fez nestes últimos anos, e, anunciou o lema de seu próximo mandato a frente da nação: BRASIL PÁTRIA EDUCADORA.


Dilma afirmou sobre o Lema o seguinte: “É simples, é direto e é mobilizador. Reflete com clareza qual será a nossa grande prioridade e sinaliza para qual setor deve convergir todos os esforços do governo.” Trata-se de um lema com duplo significado. Ao dizermos Brasil, pátria educadora, estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano. Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero”. 

PROBLEMAS NAS CRECHES DA ''CIDADE EDUCADORA'' 

Em compensação, na cidade de Santiago, que se diz educadora, a creche Mari Peixoto por exemplo, embora tenha ar condicionado, eles nunca puderam ser usados. De acordo com a informação dada aos pais, a fiação elétrica é incompatível com os aparelhos. Como as demais creches, ela está fechada e só retorna as atividades em fevereiro. E não se consegue vagas para as crianças. Os pais, principalmente as mães, são prejudicadas em seus empregos. Além de tudo, os horários de funcionamento não são compatíveis ao período de trabalho dos pais, os quais ficam sujeitos a buscarem seus filhos antes de saírem do serviço.

PERPLEXIDADE NAS ATITUDES DO GOVERNADOR ELEITO: SARTORICES

Vereador Maci, ainda que eu queira atender ao seu pedido e deixar para avaliar o Sartorão daqui mais um tempo, não posso ignorar a surpresa que fiquei, hoje pela manhã, ao ver que o Prefeito Júlio Ruivo, assim como eu, está perplexo com as atitudes do Governador. Ruivo que apoiou Sartori, chegou a dizer que as ações do novo Governo são radicais e terão reflexos negativos inclusive em Santiago. Como não haverá pagamentos para empresas e fornecedores, o município também perderá muito. O Prefeito salientou as demissões que ocorrerão por conta destes atos, que podem chegar a 20 mil funcionários. Já há rumores de greves em algumas categorias, com medo de perder os direito e garantias conquistados. 


Ouvi atentamente a fala do Vereador Décio Loureiro na sessão passada quando ele fez diversos agradecimentos ao Executivo, eis que seus pedidos foram atendidos quase na totalidade. Diante disso, trago uma questão para os Senhores: tanto eu como o Vereador Marion, já trouxemos diversas demandas de cidadãos Santiaguenses nessa casa: Denunciamos irregularidades, pedimos providências, tratamos de casos que afetam a segurança e a saúde de diversas famílias... e as solicitações, diferente do Vereador Décio, seguem sem solução.

DESCASO NO BAIRRO ATALAIA
 
Nesse início de ano, recebi nova queixa de morador do Bairro Atalaia, local muitas vezes mencionado aqui. O morador já sem esperanças, diz que o Bairro está realmente abandonado pela administração. Conta que o mato está tomando conta das ruas e que estão aparecendo cobras por conta da sujeira. Mostrou preocupação referente aos riscos que as crianças e demais moradores estão expostos. Falou sobre a ponte que há no local e que está com tábuas soltas e a vegetação ao redor sem controle. Disse que o trevo que dá acesso ao Atalaia não possui qualquer placa indicativa do local de entrada, tão pouco placa de apresentação do Bairro. 

ENQUANTO ISSO, funcionários, caminhões e maquinários, foram usados para aterrarem, cascalharem e viabilizarem MAIS UMA PISTA DE RODEIO PARTICULAR NA SEDE CAMPEIRA BELA VISTA, próximo ao Parque de Exposição Sílvio Aquino. MAS O QUE É ISSO? Diversão e lazer é muito bom, é importante e deve ser incentivado, mas não pode ser prioridade frente à indignidade humana. ''
Iara Castiel 

*A Câmara de Vereadores entra em recesso, retornando com as sessões no dia 23 de Fevereiro às 14h. Os gabinetes permanecem abertos para atendimento da comunidade.


#MandatoCidadão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário