sexta-feira, 30 de maio de 2014

FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES




O Governo Federal criou o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares a fim de ampliar a comunicação e participação entre comunidade e escolas. 

Além de apoiar a implantação e o fortalecimento dos conselhos, o programa institui um regime de colaboração com o sistema de ensino, promovendo a capacitação de conselheiros e apoiando ações para a construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade.

O Programa prevê ainda, a ampliação e a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas.

Desta forma é possível estimular a integração entre os conselhos escolares e promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Parceiros

A execução do programa é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio da Coordenação-Geral de Redes Públicas (CGRP) da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (DAGE). O programa conta com a participação de organismos nacionais e internacionais em um grupo de trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.

Participam do Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


Capacitação

Várias estratégias são utilizadas para qualificar a atuação dos conselheiros escolares, entre elas:

Encontros presenciais de formação para técnicos e dirigentes das secretarias municipais e estaduais da educação e para conselheiros escolares;

Curso a distância para a capacitação de conselheiros escolares, técnicos e dirigentes das secretarias de educação, que atuam como multiplicadores na formação de conselheiros;

Parcerias entre as secretarias municipais e estaduais da educação e o Ministério da Educação, para a realização de cursos de capacitação de conselheiros escolares, utilizando o material didático produzido especificamente para o programa;


Encontro Nacional de Formação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação responsáveis pela implementação e o fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de capacitar e trocar experiências, na garantia da gestão democrática da escola.

Fonte: www.educacao.gov.br


Participe você também do Conselho da sua escola!!!!
 

Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessora Técnica 
Comunicação & Marketing

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MULHERES RECEBEM FORMAÇÃO NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL




Foto: Luana Mesa
A segunda edição da oficina Cimento e Batom ocorreu em Porto Alegre, é uma promoção da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Casa Civil, por meio do programa RS Mais Igual, Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), através do Pacto Gaúcho pela Educação, ONG Mulher em Construção.Cerca de 50 mulheres receberam dicas e orientações sobre reparos hidráulicos.

Voltada para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e que são beneficiárias do Bolsa Família, a oficina possibilitou às participantes o contato com a área da construção civil. A atividade permitiu que as alunas compreendam na prática que podem também ampliar a qualificação profissional escolhendo um dos segmentos da área como profissão.

Para a titular da SPM, Ariane Leitão, oferecer a possibilidade das mulheres ingressarem numa área ainda dominada pelos homens, como a construção civil, é mostrar que o Governo do Estado está atendendo as gaúchas não apenas da perspectiva do enfrentamento à violência. "Aliado a isso, precisamos de uma mudança cultural que começa por uma formação vinculada à questão de educação, pela garantia de acesso dessas mulheres ao mundo do conhecimento e, consequentemente, sua inclusão no mundo do trabalho. Assim, teremos cada vez mais mulheres livres, emancipadas, chefes de família, capazes de enfrentar e reverter a situação de vulnerabilidade social".

Qualificação
 
O secretário adjunto da Casa Civil, Flávio Helmann, também acompanhou a capacitação e destacou que o grupo serve de exemplo para toda a sociedade. "Hoje, nesta oficina, vocês vão aprender um pouco mais para poder consertar as coisas em casa, ajudar um vizinho e quem sabe até começar a ganhar um dinheiro", destacou.

Flávio Helmann ainda lembrou que o dinheiro público, além de ser investido em infraestrutura para o desenvolvimento do Estado, precisa ser destinadotambém às famílias gaúchas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O secretário citou como exemplo o programa RS Mais Igual que, desde abril do ano passado, já complementou a renda de 77 mil famílias gaúchas que viviam em extrema pobreza.

Aos 69 anos, a professora aposentada Dorli Janjar disse que a oficina serviu para aprender a resolver pequenos problemas que acontecem no dia a dia. "Anotei todas as informações. Vou passar para uma amiga que não pode vir hoje. Além disso, quero fazer o curso de revestimento cerâmico. Assim, não vou mais precisar pagar quando tiver que fazer qualquer reparo em casa e, quem sabe, até lucrar alguma coisa".

Todas as participantes receberam certificado e realizaram a pré-inscrição para cursos do Pronatec que envolvem diversas modalidades, inclusive da construção civil como instalação e reparos de linhas de telecomunicação, aplicação de revestimento cerâmico, marcenaria e carpintaria de obras.

Fonte: www.rs.gov.br
Trechos do texto de Luana Mesa e Joice Proença


#MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing   

quarta-feira, 28 de maio de 2014

VALE DO JAGUARI É CONTEMPLADO COM MÁQUINAS DO PAC 2




No próximo sábado, dia 31, o Governador Tarso Genro juntamente, com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, estará em Santa Maria fazendo a entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC2, do Governo Federal. 


Ao todo, serão 90 caminhões-caçamba e 71 motoniveladoras. As cidades do Centro do Estado vão receber 32 máquinas, sendo 18 caminhões-caçamba e 14 motoniveladoras.


O Vale do Jaguari foi contemplado com 5 motoniveladoras e 4 caminhões- caçamba. 


Veja relação de municípios contemplados:


MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS COM MOTONIVELADORAS: 


Cacequi, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Vicente e Mata.


MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS COM CAMINHÕES-CAÇAMBA: 


Capão do Cipó, Jaguari, São Francisco de Assis e Unistalda.


Veja a lista dos demais municípios contemplados com as máquinas: 

MOTONIVELADORAS:


Agudo, Alto Alegre, André da Rocha, Aratiba, Arvorezinha, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Boa Vista do Sul, Campinas do Sul, Carlos Barbosa, Carlos Gomes, Centenário, Cerro Branco, Charrua, Colorado,Coronel Pilar, Cruzaltense, Dona Francisca, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Estrela Velha, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Fortaleza dos Valos, Gaurama, Getúlio Vargas, Ibarama, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacuizinho, Jacutinga, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Marcelino Ramos, Mariano Moro,Nova Pádua, Nova Palma, Nova Prata, Paraíso do Sul, Passa Sete, Paulo Bento, Ponte Preta, Protásio Alves, Putinga, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Tereza, São João do Polêsine, São José do Inhacorá, São José dos Ausentes, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Valentim, São Valentim do Sul, Sertão, Severiano de Almeida, Toropi, Três Arroios, Tunas, Viadutos, Vila Nova do Sul e Vista Alegre do Prata.
  
CAMINHÕES-CAÇAMBA:

Água Santa, Alecrim, Alegria, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Barra do Guarita, Barracão, Bom Progresso, Cacique Doble, Campina das Missões, Candelária, Cândido Godói,Cerro Largo, Chuí, Crissiumal, Cristal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Doutor Maurício Cardoso, Entre-Ijuís, Esperança do Sul, Eugênio de Castro, Faxinal do Soturno, Fontoura Xavier, Formigueiro,Horizontina, Humaitá, Ibiaçá, Imbé, Independência, Itacurubi, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Machadinho, Marques de Souza, Mato Leitão, Mato Queimado, Maximiliano de Almeida, Miraguaí, Morro Redondo, Muçum, Novo Cabrais, Novo Machado, Paim Filho, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Pinhal Grande, Pirapó, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Progresso, Quevedos, Relvado, Restinga Seca, Rio Pardo, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santana da Boa Vista, Santo Cristo, Santo Expedito do Sul,São João da Urtiga, São José do Herval, São José do Ouro, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, São Sepé, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Silveira Martins, Tapejara, Tenente Portela,Tiradentes do Sul, Três Passos, Tupanci do Sul, Tupanciretã, Tuparendi, Turuçu, Ubiretama,Vila Lângaro e Vista Gaúcha.  



O ato de entrega das máquinas ocorrerá em Santa Maria, no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, no sábado (31), às 10h. 


#MandatoCidadão



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing