quarta-feira, 30 de abril de 2014

RS MAIS DIGITAL PARA SANTIAGO


Logo programa de governo: Fonte: www.secom.rs.gov.br


A vereadora Iara Castiel, irá protocolar na Câmara de Vereadores, uma proposição sugerindo a adesão do município ao Programa do Governo do Estado RS MAIS DIGITAL. 

O Programa RS Mais Digital tem por objetivo principal "Implementar políticas públicas que proporcionem o acesso à internet de forma a integrar governo e sociedade, o que promove o exercício da cidadania na construção do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul." 

Um dos benefícios da adesão ao programa é o repasse de 15 (quinze) computadores feitos pela SECOM – Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do RS, para o uso da comunidade em locais públicos e de fácil acesso a população. 

A adesão ao programa de governo irá beneficiar a comunidade Santiguense facilitando o acesso as informações promovendo o aprendizado e a comunicação.
 

 #MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS:040777
Assessoria Técnica
Comunicação & Marketing

SANTIAGO DEFINE AS DEMANDAS PARA A VOTAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ EM JUNHO


Participantes da assembleia - Foto: Luana Bravo Diniz     


Ontem no Auditório Caio Fernando Abreu, na Câmara de Vereadores de Santiago foi realizada a 2º etapa do Processo de Participação Popular e Cidadã do Governo Estadual. 

Cerca de 100 pessoas participaram da assembleia para definir as demandas que serão votadas na etapa final do processo no mês de junho.

No mês de maio, será realizado o Fórum de Participação Regional juntamente com os delegados eleitos na assembleia para a definição da cédula geral de votação.
Os delegados escolhidos na assembleia são: Rodrigo Vontobel, Guilherme Antunes, Elisane Bondinhão e como suplente Dairton Lewnadowiski. 

Entre as prioridades, o município de Santiago destacou: 

SEGURANÇA PÚBLICA: aquisição de viaturas para a Polícia Civil e Brigada Militar, kit armamento para a polícia Rodoviária Estadual. 

SAÚDE: aquisição de equipamentos para a saúde.

DESENVOLVIMENTO RURAL: equipamentos para o fortalecimento da agricultura familiar englobando a piscicultura, cadeia do leite e produtos orgânicos. 

CULTURA E INCLUSÃO DIGITAL: apoio a eventos culturais. 

Como indicativo a regional, a assembleia definiu como prioritários investimentos para o Hospital de Caridade e o Aeroporto. 


#MandatoCidadão 



Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EM SEU PRONUNCIAMENTO, VEREADORA IARA RELATA SUA PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO



Hoje tivemos mais uma sessão na Câmara de Vereadores. 

Acompanhe o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel, disponibilizado na íntegra. 



''Boa tarde a todos. À colega Cleusa, minha solidariedade e o meu carinho durante o seu tratamento que, sem dúvida, terá um bom resultado. Uma saudação especial ao nosso Presidente do Partido dos Trabalhadores Chico Mattos que dignifica esta casa com sua presença. 


Com muita felicidade quero agradecer, em nome do Partido dos Trabalhadores de Santiago, aos médicos cubanos e a todos os companheiros, militantes e simpatizantes que vieram a Santiago, sexta-feira para celebrar a chegada dos profissionais em nossa Região. Organizado pelo PT, a festa partidária contou com a presença de 12 cubanos e cubanas vindos de São Luiz Gonzaga, Itacurubi, Capão do Cipó, São Francisco de Assis, Cacequi e Nova Esperança do Sul, além é claro de Nayla e Josué, que trabalharão aqui em nossa cidade, e também com a presença de militantes e lideranças partidárias de Santiago, Unistalda e Jaguari. Uma bela e emocionante festa que celebrou a vida e a solidariedade.


Quero comentar, a sessão de quarta-feira passada alertando a sociedade de um fato relevante, que aconteceu nesta Casa, quando pedi vistas de um projeto tramitou neste parlamento e fui rechaçada mais uma vez. A desatenção do poder executivo e de seus soldados aqui dentro se mostra evidente quando presenciamos uma proposta de alteração de lei que foi tocada por diante, sem uma discussão profunda e técnica que se fazia necessária. O Projeto de Lei, que foi aprovado, previa mudanças significativas no dia-a-dia de nossa sociedade, como a alteração nas delimitações de depósitos de Gás de cozinha, que passou, com a aprovação, a ser permitida nos arredores do centro, sem limitação de quantidade de estoque o que, em caso de um acidente, poderá causar uma tragédia sem precedentes. Outra parte do mesmo projeto trata dos recuos de terrenos, espaços que são recomendados em qualquer construção, prevendo a possibilidade de duplicação de vias, embelezamento, podendo servir também para estacionamentos e jardinagem. Segundo a proposta do executivo, aprovada, os recuos passam a aceitar construção de escadarias nestes espaços, o que os faz perder totalmente o sentido prioritário. No mesmo projeto ainda foi alterada a área de fracionamento e loteamento de terrenos particulares, evitando em extensões consideráveis que haja licença da FEPAM e dispensando estudo de impacto ambiental.


A ideia que dá, quando de forma atropelada é impedida a discussão sobre a real necessidade de alterações no plano Diretor, é a de que isso é feito para beneficiar alguém, ou alguns poucos individualmente, tratando-se então de confundir o público com o privado. Pobre da cidade onde o seu gestor coloca o individual acima do comunitário. Convido todos os cidadãos e cidadãs, a junto comigo, fiscalizarem e identificarem os beneficiados que o poder público privilegia com seus projetos. 

Certamente é quem lhes garantem verbas para as campanhas eleitoreiras milionárias.

Aproveito, ainda, esta tribuna para relatar algumas denúncias que recebi e fui até o local dos fatos para averiguar. Ao chegar na EMEI Atílio Nicola, deparei  com a precariedade estrutural do local e as sérias dificuldades que professoras, atendentes e, especialmente, as crianças enfrentam durante o dia, enquanto estão na creche. Falta desde espaço físico apropriado para as crianças fazerem suas refeições.  Não há refeitório. As crianças comem na sala de aula, as salas são pequenas e o número de crianças é demasiadamente alto para as medidas das salas. No berçário a situação chega a ser calamitosa, os bebês têm que ficar dispostos em carrinhos muito próximos um dos outros e há pouco espaço para que as crianças e atendentes se movimentem. 

Em outras EMEIs as funcionárias reclamam da falta de profissionais, da sobre carga de serviço e da precariedade das condições. É o desleixo do poder público, na cidade do faz de conta. O emblema de Cidade Educadora, cantado em prosa e verso, buscado pelo executivo, está em desacordo, quando deixa nossas crianças e até bebês de poucos meses sobre situações tão criticas, desconfortáveis e deseducadoras.

  
Sinto-me, por vezes, com as mãos atadas neste Legislativo, tenho tentado, lutado, argumentado, mas nosso esforço não consegue se concretizar na aprovação de projetos  e ações em defesa do povo.  Somos engessados por um executivo e seus vereadores, com outras prioridades, que não estimula ao menos a discussão técnica e profunda dos projetos e muito menos defende os interesses dos pequenos.


Parafraseando o grande Darcy Ribeiro, digo à sociedade, finalizando: “Posso estar somando mais fracassos do que vitórias nas minhas empreitadas, mas isso não importa. Horrível seria ficar ao lado dos que estão vencendo”.'' Iara Castiel 



 #MandatoCidadão



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 

sábado, 26 de abril de 2014

DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA E EMOÇÃO NO JANTAR DE BOAS VINDAS AOS MÉDICOS CUBANOS!

Foi de alegria e emoção o Jantar de Boas Vindas para os Médicos Cubanos da Região. O evento superou e muito as expectativas do Partido dos Trabalhadores - PT/Santiago, que promoveu o encontro. Mais de 160 pessoas prestigiaram os Médicos Cubanos do Programa do Governo Dilma. Se fizeram presentes no jantar dois profissionais de São Luiz Gonzaga, um do Capão do Cipó, um de Itacurubi, dois de Santiago, três de São Francisco de Assis, um de Nova Esperança do Sul e dois de Cacequi.
A noite fria se fez ainda mais aconchegante com o maravilhoso ensopado de mandioca, prato típico da culinária gaúcha, feito pelos companheiros Thiago Machado e Chico Matos.
Ricardo Haesbaert e Valdeci Oliveira fizeram importantes colocações sobre a sensibilidade do Programa do Governo Federal e o quanto isso poderá revolucionar o tratamento à atenção básica de saúde em todo o país. Falaram ainda sobre o histórico encontro que o PT de Santiago promoveu para celebrar a vida e a solidariedade.
























sexta-feira, 25 de abril de 2014

RS É O 9º ESTADO MAIS PROMISSOR DO CONTINENTE SUL-AMERICANO



Estudo realizado pelo Financial Times considerou o RS o 9º estado mais promissor em todo o continente sul-americano.

Ao todo, foram apontadas as condições de investimento em 237 regiões na América do Sul.
Leia matéria completa publicada pelo Jornal do Comércio.

Foto: www.facebook.com.br/GovernoRS

‘’Um estudo realizado pelo grupo do diário inglês Financial Times considerou o Rio Grande do Sul o 9º estado mais promissor em todo o continente sul-americano. O levantamento apontou os 25 “estados de futuro” na região no que diz respeito a investimentos internacionais.
Na lista, o Rio Grande do Sul aparece na frente de Minas Gerais (11º) e Paraná (12º) e entre os brasileiros, só fica atrás de São Paulo – que foi o campeão – e Rio de Janeiro (3º lugar).

A pesquisa fez ainda recortes nos resultados, levando em consideração a população dos territórios analisados. Entre os “grandes” – aqueles que possuem mais de 4 milhões de habitantes – o Estado aparece ainda melhor colocado, como o 7º mais promissor em todo o continente. Ao todo, foram apontadas as condições de investimento em 237 regiões com governos autônomos na América do Sul (o que inclui capitais como Santiago do Chile e Buenos Aires, na Argentina).

“Estamos bastante entusiasmados! São dados que mostram uma mudança estrutural no perfil econômico do Estado, não apenas fruto de uma conjuntura. Estamos atraindo grandes investimentos, gerando postos de trabalho, diversificando a matriz produtiva e investindo em novos setores”, comemora o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.

O economista da FEE, Alfredo Meneghetti Neto, que estuda há 30 anos a relação entre capacidade de investimento e indução do desenvolvimento do Estado com os resultados econômicos concorda. “Podemos estar assistindo a uma mudança em algumas variáveis que prejudicavam historicamente o Rio Grande do Sul diante de outros estados brasileiros. Isso traz, sobretudo, um ânimo muito forte às empresas instaladas aqui”, argumenta.

Os critérios utilizados para compor o ranking foram: potencial econômico, capital humano, custo efetivo, infraestrutura, ambiente propício aos negócios e estratégia de atração de investimentos estrangeiros diretos. “Dentro destas variáveis utilizadas, efetivamente, o Rio Grande do Sul tem se mostrado um estado atrativo no Brasil”, avalia Meneghetti.

No primeiro quesito, potencial econômico, o Rio Grande do Sul é o 6º colocado na pesquisa. Já em infraestrutura, o Estado é apontado como o 8ª melhor entre os territórios com mais de 4 milhões de habitantes.

Os critérios utilizados para avaliação do capital humano pelo grupo Financial Times em sua pesquisa sobre destinos promissores de investimentos internacionais mostram que iniciativas que incidam sobre a qualificação da mão de obra são fundamentais. Segundo esse quesito, o Rio Grande do Sul é o 7º melhor entre os grandes estados sul-americanos.’’


Fonte: www.facebook.com.br/GovernoRS
Jornal do Comércio: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=160060



#MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing