quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ESCOLA JOÃO EVANGELISTA COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




Ontem à noite, a Vereadora Iara Castiel juntamente, com seu companheiro de bancada, o Vereador Sérgio Marion, prestigiaram uma apresentação dos alunos do 9º ano da Escola Municipal João Evangelista. 


Alunos lembram trechos da história do movimento negro

Com a coordenação do professor e teatrólogo, Renato Polga, os alunos apresentaram aos convidados e aos pais um pouco da história dos negros no Brasil. 


No painel apresentado pelos alunos, foram lembradas situações relacionadas ao preconceito e a discriminação racial, bem como figuras importantes participantes do movimento negro desde a antiguidade até os dias de hoje. 





Os alunos apresentaram ainda, fragmentos da peça ‘’ O Negrinho do Pastoreio’’ adaptado pelo professor Renato e ainda trecho do poema ‘’ O Navio Negreiro’’ de Castro Alves.

Trecho da peça teatral '' O negrinho do pastoreio''.


Ao final da apresentação os alunos, a Vereadora Iara relembrou a figura de ‘’Zumbi dos Palmares’’, cuja data em que se comemora o dia da Consciência Negra (20 de Novembro) é em referência a sua morte. 


 
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas.


Comentou ainda, entre os presentes que a igualdade racial é respeitar a identidade de cada um e a criação de oportunidades para todos. 


Vale lembrar que a luta contra o preconceito e contra a discriminação é diária.

Veja algumas fotos do evento: 


Alunos interpretam trecho do poema ''O Navio Negreiro'' de Castro Alves.
Vereadora Iara em sua participação.
Alunos, professores, Vereadora Iara e Vereador Sérgio.








#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário