segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DESTA SEGUNDA FOI MOVIMENTADA


Hoje a Sessão na Câmara de Vereadores contou com a participação na Tribuna Livre do Presidente da Arvale - Associação dos Administradores das Missões e do Vale do Jaguari e Delegado do Conselho Regional de Administração, Oilton Pazini Betin.
Oilton Pazini Bettin
A pedido da Vereadora Iara, o administrador falou sobre a importância da profissão como segmento da sociedade civil organizada no município. 

A Vereadora protocolou na casa, Projeto de Lei - Sugestão para a criação e inserção da ''Semana Municipal do Administrador'' no calendário de eventos do município.

Participantes da Cavalgada da Chama Crioula

Participaram também, os cavalarianos, representantes das entidades tradicionalistas de Santiago, responsáveis pela ''Chama Crioula'' onde na tarde receberam Menção Honrosa da Casa Legislativa pelo trabalho que vem sendo realizado ao longo destes anos.




Leia abaixo o discurso da Vereadora Iara Castiel na íntegra: 

''Boa tarde senhores e senhoras!

OS AVANÇOS DO MICROCRÉDITO PARA OS GAÚCHOS
 

Quero dividir com vocês mais uma ótima notícia do Governo do Estado. Até o final do mês de agosto mais de 77 mil empreendedores de 453 municípios acessaram os recursos do Programa de Microcrédito, injetando mais de R$ 439 milhões na economia gaúcha. 


O Programa já se tornou o Maior sistema de financiamento e apoio a empreendedores formais e informais do país. A política de apoio e fomento ao empreendedorismo do Governo do Estado auxilia e capacita o cidadão transformando sua vida para melhor. 


No Vale do Jaguari o Microcrédito disponibilizou na região mais de R$ 2 milhões em 494 operações nos municípios Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O MOVIMENTO LGBT

Venho comentar também o grande evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em parceria com o Conselho LGBT, no sábado dia 13, o Fórum Estadual de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais e transexuais. 


O objetivo do fórum é promover um elo entre a sociedade civil, o movimento LGBT e as políticas públicas governamentais destinadas para o público.


Não há espaço para o racismo, o preconceito e a discriminação! São lamentáveis os atos de preconceito, como o ato criminoso que ocorreu no CTG em Santana do Livramento, maculando a imagem do Tradicionalismo gaúcho, que não deve se prestar a tais atrocidades. Nossa sociedade não pode se deixar corromper por valores ultrapassados, que são marcas do machismo, conservadorismo e coronelismo. 


A luta do Partido dos Trabalhadores e dos governos que compomos, sempre foi de proporcionar, através de políticas públicas, a igualdade, o direito ao respeito e acesso a justiça social. 


Meu mandado nessa Casa, juntamente com o mandato do companheiro Sérgio Marion, busca ser uma ferramenta de combate à intolerância e preconceito, auxiliando na organização das forças de minorias e construindo projetos que permitam o desenvolvimento social e a preservação dos direitos.



MANDATO ATUANTE: VISITA AO CRAS


Esta semana fui visitar o CRAS Volante Vó Ângela.Tomei conhecimento da dificuldade enfrentada pelos servidores que ali trabalham. São duas assistentes sociais e uma psicóloga, cada uma com apenas 20 horas para atenderem e acompanharem 12 bairros que somam cerca de 13 mil pessoas. Há no CRAS mais de seiscentas famílias cadastradas. As funcionárias fazem um verdadeiro milagre. Precisam locomoverem-se a pé ou de ônibus, diminuindo muito o tempo de atendimento. Há um único carro para atender toda a rede que está disponível lá somente na segunda de tarde e quarta de manhã. 

FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE CARREIRA TEM QUE SER VALORIZADO 


Enquanto isso, aqui, um projeto enviado pelo prefeito na semana passada, deseja criar mais um cargo em comissão.  O PP adora cargos em comissão. 

E quando defendi, neste Plenário, a não criação de mais um CC, mas um FG para um funcionário de carreira, um vereador do governo diz que não existem servidores de carreira capacitados para o cargo.


Isso é desprezar o servidor concursado. É desfazer de seu potencial e capacidade. Ora, se não há um servidor capacitado, é dever do executivo capacitá-lo. A administração prefere criar mais um cargo e onerar mais a folha já inchada, para acomodar mais um dos seus, a formar e capacitar um funcionário de carreira. 


Este é apenas mais um capítulo de uma administração que vira as costas para o cidadão e para o funcionalismo!

COMUNIDADE DO BAIRRO JARDIM É EXEMPLO DE CIDADANIA

Quero, ainda, salientar o que considero um grande avanço de participação popular e deve servir como modelo em Santiago.  A Comunidade do Bairro Jardim dos Eucaliptos mobilizou-se, discutiu e decidiu sobre o destino do Salão Comunitário. Foi um exemplo de cidadania onde a população é quem decide de forma participativa e democrática sobre o que é melhor para a comunidade.



TEMPO DE LIDERANÇA


Preciso trazer a esta tribuna, o assunto que chocou a muitos gaúchos.


Na semana que passou uma matéria tomou os jornais de todo o país. 


A candidata Ana Amélia, a do discurso do corte de cargos Comissionados, a mesma que diz serem os CC’s o problema do Rio Grande do Sul. Viu sua casa ruir, quando foi noticiado que a candidata foi CC do próprio marido, um senador nomeado pela ditadura em Brasília. 


E como se não bastasse o caso imoral de nepotismo, a Candidata era paga, com dinheiro público (oito mil mensais, um “salariozinho” como se referiu a senadora) para cumprir horário no gabinete do senador-marido, o que não fazia e ganhava sem trabalhar. Isto porque exercia o cargo de diretora da Sucursal do Grupo RBS. 


Procurada por diversos veículos de imprensa a assessoria da candidata emitiu uma nota. No entanto, na declaração, a candidata não responde de que maneira conciliava os dois empregos.


Será que o os cofres públicos podem ter a “esperança” de que a senadora devolva o dinheiro público que recebeu indevidamente, sem trabalhar?


Na época não havia ‘’Lei do Nepotismo’’ (embora fosse imoral empregar parentes), mas tinha e tem a Lei que define como crime receber salário sem trabalhar.''


#MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing   

Nenhum comentário:

Postar um comentário