segunda-feira, 18 de agosto de 2014

VEREADORA IARA DESTACA AS MUDANÇAS DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PT NA VIDA DOS GAÚCHOS



''Boa tarde senhores vereadores e comunidade presente no Plenário desta Casa.


SOBRE A SESSÃO SOLENE DA CÂMARA

Na sexta-feira dia 15, nesta Casa houve a solenidade de entrega dos Títulos de Cidadão Santiaguense e Benemérito. Pelo segundo ano deixo de     indicar um nome para o fim de receber tais títulos. Esclareço para não ficar nenhuma dúvida, que considero os homenageados dignos, no entanto, deixo de indicar uma pessoa, em razão de acreditar, conforme já me posicionei anteriormente, que as escolhas devem ter o aval da sociedade como um todo. O processo de escolha deve ser participativo, deve envolver a comunidade, e, principalmente, deve ser feita uma discussão profunda que de fato reflita a opinião do cidadão santiaguense. Não penso que deva figurar nas escolhas, apenas a figura do vereador e, muito menos tal honraria deva ser banalizada pelo excesso, trivializada pela mesmice. 

Acredito que ao ouvirmos a sociedade, e a expressão de sua vontade, podemos definir até mesmo, a existência ou não destas titulações, bem como definir os critérios que levarão a indicação de um homenageado.

OS PROGRAMAS DE GOVERNO QUE MUDAM A VIDA DOS GAÚCHOS

Quero reafirmar, nesta tribuna, o imenso orgulho que sinto ao ver o Governo do Estado, guiado pelo companheiro Tarso Genro, produzindo frutos que estão modificando e revolucionando a vida do cidadão gaúcho. 

O Governo Democrático e Popular fez o Rio Grande do Sul seguir os passos do Brasil na erradicação da pobreza e da miséria, gerando inclusão social e distribuição de renda. Ao recuperarmos o poder de compra do Salário mínimo regional, esquecido pelo governo anterior, concedemos 58,7% de aumento nos salários e nos bolsos de mais de 1 milhão e 200 mil trabalhadores gaúchos.

Criamos ainda o RS Mais Igual, que complementa o Bolsa Família do Governo Dilma, distribuindo renda e dando dignidade a mais de 260 mil pessoas, que antes eram miseráveis. 

Estudos confirmam, que a cada 1 real repassado pelo Bolsa Família e RS Mais Igual, R$ 1,78 retorna como incremento ao PIB Gaúcho.

POD E PRONATEC

A preocupação deste governo é dar dignidade e condições para o cidadão mais pobre, ao pequeno produtor rural e a cada gaúcho esquecido pelos governos anteriores. Outro exemplo de inclusão é o POD, o Programa de Oportunidades e Direitos. Esse programa oportuniza o acesso de jovens a oficinas de arte, esportes, cursos profissionalizantes e até mesmo cursinhos pré-vestibular gratuitos. Em nossa cidade 55 jovens são atendidos. O PRONATEC do Governo Dilma, capacita e forma pessoas de 16 aos 65 anos ao mercado de trabalho, além de gerar emprego e renda.

Em Santiago, novas turmas estão sendo inauguradas, e mais de 800 alunos serão beneficiados. 

E ainda há o Programa Micro Crédito que oferece uma nova modalidade de crédito produtivo e orientado para empreendedores de pequenos negócios, além de produzir mais emprego e capital para os municípios. O Programa inovador do Governo Tarso já atende todo o Vale do Jaguari, onde injetou mais de 1 milhão e meio de reais, e só em Santiago já beneficiou 199 micro empresários. 

Os programas do Governo do Estado e Governo Federal contrastam com a forma de Gestão e investimento da Administração Municipal Santiaguense. São as prioridades que nos diferem, enquanto um quer o desenvolvimento social, e luta pela paridade de condições econômicas e cidadania do povo, o outro quer a concentração de rendas, o monopólio das idéias e ações. O Rio Grande precisa continuar avançando como o Brasil, para continuarmos abrindo um novo horizonte de oportunidades para milhões de gaúchos e isso, só com o PT à frente.

PRESIDENTE DO BADESUL DIA 25 DE AGOSTO

Quero aproveitar a oportunidade, para convidar os senhores vereadores, os empresários, comerciantes, empreendedores e comunidade em geral para a Palestra-Reunião com o senhor Marcelo de Carvalho Lopes, Diretor Presidente do BADESUL Desenvolvimento, no dia 25 de agosto, às 19 horas no Auditório Caio Fernando Abreu, nesta Casa.

O BADESUL é o banco capaz de promover o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na formação e execução de suas políticas públicas, como um agente financeiro por excelência. 

Através de suas linhas de financiamento trabalha visando o desenvolvimento econômico e social do Estado, valorizando projetos e atitudes empreendedoras que tragam o progresso para o Rio Grande e melhorias na qualidade de vida do povo gaúcho.''

Iara Castiel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário