segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EGR, 377 E FALHAS NA ADMINISTRAÇÃO SANTIAGUENSE SÃO DESTAQUE NO PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA




''Boa tarde senhores vereadores e comunidade que participa conosco desta sessão.
Como fui questionada na segunda-feira passada a respeito da Empresa Gaúcha de Rodovias, começo minha fala hoje fazendo alguns esclarecimentos a respeito da EGR.

NOTÍCIAS SOBRE A EGR

Após 15 anos de cobranças dos pedágios privados no Estado do Rio Grande do Sul, o Governo Tarso Genro debateu com a comunidade gaúcha, em todo o Estado, mas principalmente nas regiões onde as praças de pedágio fazem parte do dia-a-dia das cidades, e ouvindo o cidadão e as pessoas que tiram da estrada seu sustento, em diversas reuniões e audiências públicas, por mais de seis meses, e amparado nos relatórios – frutos deste diálogo, mesmo sobre grande pressão das concessionárias, decidiu romper os contratos com o sistema privado. 

Assim o governo, que soube ouvir a comunidade, acabou com diversas praças de pedágios. Fez com que as praças que restaram se tornassem administradas por conselhos comunitários, que não visam lucro e possibilitaram a redução de 26 a 68% nos preços dos pedágios, Contrariando, sem dúvida, muitos interesses, já que as concessionárias são patrocinadoras das campanhas de muitos deputados da direita, mas satisfazendo o desejo dos trabalhadores, caminhoneiros, transportadores e comerciantes que pagam os preços abusivos impostos pelas concessionárias. 

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) é um patrimônio do povo Gaúcho, cuja gestão passará por processos de melhorias constantes e já arrecadou, em 2013, mais de 79 milhões, valores que foram investidos em sinalização, roças, podas, recuperação, tapa-buracos, duplicações e até mesmo na construção de ciclovias como a que será implantada em Rolante, tudo a partir da análise e discussão da comunidade.

OBRAS NA RST 377 DEVEM INICIAR NOS PRÓXIMOS DIAS 

Quero afirmar aqui, o compromisso assumido pelo Governo do Estado no que diz respeito à recuperação imediata da RS 377, que em poucos dias terá autorização para início das obras. Da mesma forma que as chuvas das últimas semanas atrapalharam o prefeito Júlio, conforme ele manifestou no rádio, para iniciar as obras do asfalto em nossa cidade, o Governo tem que conviver com as mesmas dificuldades, porém nós, agora com autorização judicial, que levou 2 anos e meio para ser expedida, asseguramos as obras na 377.

Tenho grande preocupação, sempre, com a situação financeira de nosso município, já que escuto diversas vezes o prefeito e alguns vereadores desta Casa, queixarem-se da falta de dinheiro, ou que o governo Federal, ou Estadual não repassam as verbas. 

AS FALHAS ADMINISTRATIVAS DO EXECUTIVO SANTIAGUENSE

No entanto, observo falhas administrativas gritantes com as verbas destinadas para o município. Há poucos dias retransmiti, desta tribuna, reportagem do Jornal Zero Hora, afirmando que Santiago havia deixado de aplicar mais de R$ 2,8 milhões de reais na área da saúde. Fiz indagações, de forma institucional como vereadora, e até agora não obtive respostas aos pedidos de informações. 

Agora, estamos diante de outro triste fato. A Rádio Gaúcha divulgou dados obtidos junto ao Tribunal de Contas do Estado, apontando diversos municípios que, no ano passado, deixaram de aplicar recursos para a educação infantil. Santiago, novamente, figura entre eles. Segundo a reportagem da emissora de rádio, nossa cidade deixou de aplicar mais de um milhão e setecentos mil reais, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (Fundeb). Em entrevista a Gaúcha Repórter na segunda-feira passada, o Diretor de Fiscalização do TCE, Leo Richter diz que o problema é os municípios não tratarem a educação infantil como prioridade. E diz, textualmente: 

“Estamos preocupados com isso e pedimos aos municípios que apresentem um plano de ação para que essa meta, que foi estabelecida por uma emenda constitucional de 2009, seja cumprida. O assunto não é novo e o que vemos é um problema crônico de planejamento. Se todo o valor recebido do Fundeb para a educação infantil fosse aplicado nessa etapa, haveria acréscimo de um terço nos atuais investimentos feitos pelos municípios gaúchos”

A FISCALIZAÇÃO CONTINUA

Novamente farei minha parte como vereadora. Denuncio aqui nesta Casa, e pedirei explicações ao poder público, quem sabe estas informações venham junto das que já pedi há semanas atrás. 

Sei que virão a esta Tribuna alguns vereadores criticar o Tarso, a Dilma, o Lula, o PT. Mas a administração e estes vereadores que só se queixam da falta de dinheiro e transferem responsabilidades devem, sim, explicar à sociedade o não uso do dinheiro público disponível. Pois a Cidade Educadora está deixando de aplicar recursos na saúde e na educação infantil. Qual será a área que é tratada como prioridade pelo prefeito Júlio? Deve ser mesmo o Aniversário da Cidade, ou o Carnaval.   Cuidar das pessoas que precisam do atendimento do SUS, que enfrentam filas, que precisam de tratamento preventivo e remédios, ou de nossas crianças na pré-escola, na ampliação de vagas nas Escolas de Educação Infantil, ou de melhor infraestrutura, nós podemos perceber que não estão entre os assuntos relevantes para esta administração.''
Iara Castiel


#MandatoCidadão


Postador por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing  

Nenhum comentário:

Postar um comentário