quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COMO ASSIM SECRETARIO TIAGO? MANDAR UMA VEREADORA SE RETIRAR DE UMA REUNIÃO PÚBLICA?






A Administração Municipal está promovendo encontros entre a comunidade, Secretários e funcionários da Prefeitura os quais dizem prestar contas das ações realizadas por suas secretarias e “ouvem” a comunidade sobre seus problemas e anseios. Tais encontros são chamados de Planejamento Estratégico nos Bairros. 

A Vereadora Iara Castiel tem participado de todas as reuniões e, ainda que se esforce para acreditar que está ocorrendo prestação de contas, que a comunidade está sendo ouvida e de fato está sendo feito um Planejamento Estratégico nos Bairros, o que se percebe é totalmente o contrário: As prestações de contas não são claras, os Secretários ou funcionários falam, falam e as pessoas sequer entendem e, quando alguém da comunidade tenta participar, fazendo seus questionamentos, resta pouco tempo. 

O que tem ficado claro para a Vereadora, é que a população está cheia de queixas, reclamações e desconfiança na eficácia dos encontros. As pessoas alegam que demandas já solicitadas em anos anteriores não foram resolvidas e que existem pedidos feitos há mais de 2 anos que continuam sendo aguardados.

Para a surpresa dos representantes da prefeitura, na reunião do dia 04.08, na Escola Heron Ribeiro, os moradores dos bairros Monsenhor e Ana Bonato,  “quebraram” o protocolo feito pela administração pública e direcionaram a reunião, cobrando da administração as soluções para antigas demandas. Inclusive, houve a negativa dos presentes de se reunirem em grupos para votar nas prioridades já pré estabelecidas pelos gestores.

Com total razão estão os moradores da Ana Bonato e Monsenhor Assis. O processo de participação popular não pode ser algo pronto, não deve vir de cima para baixo. A participação se dá, no momento em que a comunidade se sente amparada, ouvida, e têm atendidas suas reivindicações e anseios.

Por sua forma de pensar, pelo apoio àqueles que sem medo estavam exercendo sua cidadania, e, pelos questionamentos como representante do povo que estava fazendo à equipe da Prefeitura, contrariando os interesses e a forma engessada da gestão municipal, a Vereadora Iara foi convidada pelo Secretário Tiago Gorski a se retirar da reunião. Pior do que se revelar um prepotente, antidemocrático, foram os argumentos, todos lamentáveis, trazidos pelo Secretário Tiago quando se sentiu pressionado.

Querer ser, não é ter capacidade e competência de ser. Da mesma forma que se denominar democrático, não torna ninguém democrático! Não há o que liberte uma mente comprometida com o ranço do autoritarismo.

Adriana Castiel


Lei Orgânica Municipal

''Art. 38 – É garantido aos vereadores a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.

Art. 40 - [...]

Parágrafo Único - Os Vereadores têm livre acesso aos órgãos da Administração direta e indireta do Município, mesmo sem prévio aviso, sendo-lhes devidas todas as informações necessárias.''
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário