terça-feira, 1 de julho de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA NA SESSÃO DE SEGUNDA - FEIRA



''Boa tarde Vereadores, comunidade presente e ouvintes da Sessão pela Rádio Nova 99. 


MESA DIRETORA SUSPENDE SESSÕES DA CÂMARA PELO RÁDIO


Esclareço a sociedade Santiaguense, por entender importante, que hoje, se a Mesa Diretora dessa casa não reavaliar sua decisão, será a última Sessão transmitida pelo rádio até o final da campanha eleitoral. Meu Gabinete consultou várias cidades da Região e todas as que foram consultadas continuarão transmitindo as sessões, pelo rádio, durante a campanha eleitoral. Lamento profundamente mais essa atitude equivocada da Presidência. A exemplo do que farão todos os outros Municípios, basta tomar os cuidados a fim de não ferir a Lei Eleitoral, e as transmissões via rádio não representarão nenhum problema. De acordo com a documentação enviada a mim pela Câmara de Santa Maria e Porto Alegre, o controle da Lei pela Presidência é um ato administrativo simples, basta querer executá-lo. 


AS “BOLA FORA” DO VEREADOR GILDO


Na última sessão o Ex-Secretário do Meio Ambiente, fez uma série de acusações ao Governo Federal e Governo Estadual. Em clima de Copa do Mundo, sou obrigada dizer que o Vereador só tem dado “bola fora”. Ao retornar a essa casa, o Vereador Gildo fez um discurso culpando o Governo pelo fim do Vestibular na UFSM, e as Administrações Federal, e Estadual não tiveram absolutamente nada a ver com o caso. (bola fora) Depois, o Vereador resolveu demonstrar que tinha ficado furioso por que eu, uma representante do povo, tinha pedido informações sobre a COMARIS e sobre o Aterro Sanitário Controlado, mais conhecido como Lixão. Chegou ao cúmulo dizer que eu pretendia acabar com a Cooperativa COMARIS, e me acusou de chamar, nem entendi quem, de quadrilha. (bola fora). E a última (bola fora) do Vereador, foi dizer que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que faz parte do Código Florestal, aprovado no Congresso Nacional em 2012, pelos DEPUTADOS DE TODOS OS PARTIDOS, é coisa do Governo do PT. Além da bola fora de hoje por não reconhecer a importância da fiscalização do Ministério Público e dos órgãos ambientais para a saúde da população (isso que foi Secretário do Meio Ambiente).


Diferente do que fez o Ex-Secretário do Meio Ambiente, que surpreendentemente instigou as pessoas contra a Lei Ambiental, quero tranquilizar os pequenos agricultores no que diz respeito ao Cadastro Ambiental Rural, pois é um instrumento fundamental para AUXILIAR O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL, além de trazer benefícios ao produtor, facilitando obtenção de crédito agrícola com taxas de juros menores, limites e prazos maiores, contratação do seguro agrícola em condições mais benéficas, financiamentos para preservação voluntária de vegetação nativa; - Isenção de impostos na compra de insumos e equipamentos utilizados na propriedade rural em projetos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente  e Reserva Legal. Produtores, procurem a EMATER e órgãos do Governo do Estado e informem-se. Vereador Gildo, vamos jogar limpo, com ou sem o Governo do PT o mapeamento por satélite das propriedades rurais vai continuar pois, já há algum tempo é Lei. Cabe aos produtores a responsabilidade de preservar e ao mesmo tempo produzir!



AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM SANTIAGO, INCENTIVO  DOS GOVERNOS DO PT


Quero compartilhar com todos a felicidade que senti ao acompanhar na quinta-feira, a inauguração das duas agroindústrias, Origem da Terra na Vila Branca de propriedade de Eliane e José Anibele e, Sabor do Paraíso, na localidade do Paraíso, de propriedade das Senhoras Maria Uberti, Edinara Uberti, Elisandra Bertazzo e Cláudia Bertazzo. Presenciei nas localidades rurais, o esforço, o trabalho, a determinação e a vontade dos produtores, somados a valorização da agricultura camponesa, pela administração petista do Governo do Estado que verdadeiramente incentiva o trabalhador rural e jovens a permanecerem no campo produzindo. A vida de pequenos produtores foram transformadas para melhor. Um maravilhoso exemplo da Consulta Popular e da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado, administrada pelo Ex-Secretário Ivar Pavam, que vem investindo no homem e mulher do interior, na capacitação deles, na assistência Técnica e extensão via EMATER.


FALTA DE INCENTIVO DA ADMINISTRAÇÃO DO PP NO INTERIOR DO MUNICÍPIO



Uma pena que a administração do nosso município não tenha a mesma visão, e destine tão pouco para a Agricultura Familiar, apenas 3% do orçamento da Secretaria da Agricultura. Valores quase insignificantes, que pouco impulsionam e pouco valorizam a produção do nosso meio rural. Enquanto vemos DILMA, Governo do PT, destinando R$ 24 Bilhões, para o plano Safra da Agricultura Familiar, a Administração Municipal destina Mil Reais (durante todo ano) para o aumento e melhoramento da produção Leiteira. Dois Mil Reais para capacitação, treinamento, visitas e orientações aos fruticultores, vitivinicultores, horticultores e fumicultores. Lamentável! O prefeito tem prioridades, mas com toda certeza a agricultura familiar responsável pela comida que todos nós consumimos, não é uma delas. Como muito bem disse lá no Paraíso, Dona Maria Uberti, se há 10 anos atrás, esta mesma agroindústria, tivesse sido incentivada pela a Administração do Partido Progressista, que está há mais de 20 anos no poder, a história poderia ser diferente, e muitos jovens ainda poderiam estar no campo.



PRIORIDADES DO PT


A Agricultura familiar nunca foi tão valorizada como nos Governos do PT. Foi nos Governos do PT a criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Mais Alimento, Irrigando a Agricultura Familiar no Estado, Mais água mais renda no Estado, Mais Ovinos no Campo, Programa Sabor Gaúcho, Programa de Construção de Açudes e Cisternas, além de outros. Também foi no Governo do PT a valorização e estruturação da EMATER, Inspetorias Veterinárias, FEPAGRO, FAPERGS, contratação de novos servidores, compra de carros, computadores e reformas nos escritórios desses órgãos em todo o Estado.

As administrações petistas, e disso fiquem certos: prioriza os trabalhadores do campo e das cidades, desempregados, jovens, pessoas discriminadas e exploradas, educação superior gratuita, medicina preventiva e, principalmente, a redução da diferença entre classes sociais e oportunidades para todos. Por tudo isso o Governador Tarso Genro tem que ser reeleito para o Rio Grande do Sul continuar avançando.''

Iara Castiel

#MandatoCidadão
#MandatoNaRede


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técncia
Comunicação & Marketing
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário