segunda-feira, 16 de junho de 2014

VEREADORA IARA FALA SOBRE OS DESCASOS DO PODER PÚBLICO COM A COMUNIDADE SANTIAGUENSE




Hoje foi dia de Sessão na Câmara de Vereadores de Santiago. Confira abaixo, o pronunciamento na íntegra de Vereadora Iara Castiel.



''Boa tarde aos presentes na casa, e aos ouvintes da Nova 99.

Na sexta-feira, dia 13 de junho, a Convite do Vereador do PT, Moacir – Ci – fui a Unistalda participar do encontro com o Senador Paulo Paim do PT, que foi homenageado por um decreto daquele Município. Paim, 1º Senador Negro do Rio Grande, é o criador do Estatuto do Idoso, da Igualdade Racial, dos direitos da Pessoa com Deficiência, Defensor da Política de Cotas, da Liberdade de culto, dos direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT). Paim, a exemplo de outros importantes representantes políticos do PT, está ajudando a modificar para melhor a realidade de vida dos trabalhadores, e a vida de milhares de famílias pobres desse país. Nossos políticos não medem esforços para estar no meio do povo, seja onde o povo estiver.

Hoje trago aos meus pares uma preocupação, e também uma curiosidade. Desde que fui eleita e identificada como oposição a Administração de Júlio Ruivo, e oposição aos Vereadores que defendem com unhas e dentes a atual Gestão, sou procurada por uma grande parcela da sociedade. Sei que o Vereador Marion e outros Vereadores contrários a atos da Administração, também são procurados pela sociedade. As pessoas que buscam a oposição Senhores, é para relatar absurdos que enfrentam dia a pós dia em diversas situações sociais. BUSCAM representantes que lutem para mudar o que pensam não ter capacidade nem força para mudar. BUSCAM a esperança de serem ouvidos. BUSCAM a dignidade e BUSCAM parar de fingir que vivem no paraíso e que os Gestores se preocupam com seus problemas. Buscam uma Luz, um norte.

Curiosamente eu e outros 2 ou 3 Vereadores Opositores, desde que fomos eleitos, temos tentado melhorar a realidade de vida dos Santiaguenses, e, para isso, da Tribuna falamos, denunciarmos, pedimos explicações ao Executivo, lançamos idéias, desafios, tentamos organizar a sociedade, MAS NADA OU MUITO POUCO, muda. A Administração desconsidera não só o povo, como também a nós Vereadores. Não estão nem aí para as queixas, pedidos ou denúncias que a comunidade faz. O Prefeito, Secretários e demais Subalternos só o que fazem é ir para as rádios e jornais, tentar incutir na mente da comunidade grandes e maravilhosos feitos administrativos, sua competência, sua gestão perfeita. (Vez ou outra assumem ser necessário melhorar aqui ou ali).  MAS SENHORES, os Gestores estão esquecendo o fato de que muitas pessoas estão vivendo na prática uma realidade bem ruim, diferente da relatada por eles nas rádios e jornais. A cada dia estão aumentando os descontentes, e as denúncias em relação a todos os setores da administração. A máquina está falindo

AFINAL, PARA QUEM OS GESTORES TRABALHAM?

Não é para os Santiaguenses que denunciam ter que ir às 2:30 da madrugada para uma fila, a fim de conseguir ficha para ser atendida por um médico lá pelas 11 h da manhã.

Não é para os Santiaguenses que denunciam a grande falha no setor de atendimento à saúde. Se o problema de saúde foge ao conceito que estabeleceram para urgência ou emergência, o Pronto Socorro não atende. Já a Secretaria da Saúde que não é 24 horas, se estiver fechada, deixa quem não é urgência/emergência, sem atendimento também. Sem contar aos domingos, que simplesmente não existe atendimento na Secretaria de Saúde.

Não é para os Santiaguenses que denunciam a falta de médico no Pronto Socorro Municipal, mesmo depois da contratação de Profissionais de Santa Maria. Foi relatado o caso de um bebê que estava passando mal, chegou às 10h da manhã no Pronto Atendimento e só foi atendido as 13h da tarde, pois os médicos de Santa Maria não haviam chegado.

Não é para os Santiaguenses que denunciam as paradas de ônibus por não servirem para atacar a água nos dias de chuva, nem para as pessoas sentarem direito, pois os bancos são ruins e desconfortáveis.

Não é para os Santiaguenses que denunciam que as passagens de ônibus são caras, os horários não atendem à necessidade dos trabalhadores, e ainda o transporte não passa em muitas ruas de bairros, sendo necessário andar várias quadras para embarcar, carregando sacolas e filhos nos braços, enfrentando chuva, frio, ou sol quente.

Não é para os Santiaguenses que denunciam serem humilhados, desconsiderados e desrespeitados por alguns funcionários públicos municipais que deveriam ajudar, tratar bem e prestar as devidas informações e atendimentos aos munícipes.
Não é para os Santiaguenses Agentes de Saúde que estão sobrecarregados e acabam entrando em processo de stress, afetando toda a cadeia de produção e eficiência laboral.

Tenho inúmeras outras denúncias todas sendo averiguadas, antes de serem trazidas a esta tribuna. Senhor PREFEITO, como representante do povo estou a sua disposição, quero lhe contar o que talvez não tenha conhecimento, e pensar junto formas de solucionar todos os problemas que a comunidade diariamente apresenta a mim e a outros colegas. Não me traz felicidade a ruína e o caos, pois isso afeta diretamente a nossa comunidade que depende de nós e da nossa sensibilidade enquanto gestores e legisladores para pensar a melhoria de suas vidas.

TEMPO DE LIDERANÇA:

É constrangedor constatarmos neste Parlamento as marcas do atraso e da intolerância. Enquanto uma das bandeiras do Partido dos Trabalhadores é defender a liberdade e o direito de todos, presenciamos aqui um cidadão ser menosprezado, ridicularizado e discriminado. Foi isso que ocorreu com o Sr. Zé Bolacha, quando ele foi citado a fim de ser demostrada uma situação que um Vereador achava ter ocorrido um absurdo, uma vergonha, uma mentira... Ora, por ser uma pessoa diferente, humilde, pobre, sem oportunidades Ze Bolacha foi citado como incapaz.  Estas atitudes não são novidades no Partido Progressista, tanto que Deputado Heinze, ofendeu Gays, Lésbicas, índios, negros e pobres, dizendo que não prestavam.
Os valores do Governo Federal e Estadual que tanto o prefeito aguarda e clama para fazer alguma coisa, senhores ouvintes, são verbas dos projetos de políticas públicas, todos implementados pelo PT, partido que se preocupa com a educação e saúde do povo. 

Os valores de diárias, comunidade, são viagens que o Governador Tarso Genros fez para a China, Coréia, França, Cuba e outros países para fechar acordos, muitos já em andamento para tirar o Estado da estagnação e sucateamento que o Governo Yeda deixou com o delírio do déficit zeroque enterrou o Estado e os servidores.'' 

Iara Castiel 


Participe do #MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário