segunda-feira, 19 de maio de 2014

TEMA ‘’DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL’’ FOI DEBATIDO NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA



Na última sexta-feira, dia 16, no Auditório Caio Fernando Abreu, na Câmara de Vereadores de Santiago, ocorreu uma palestra promovida pela 35º Coordenadoria de Educação, com a representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS Eliane Souza. 



O tema abordado foi sobre ‘’Diversidade Étnica e Racial’’ incluindo as ações relacionadas às políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado.

O Brasil se destaca como uma das maiores sociedades multiraciais do mundo e abriga um número significativo de descendentes africanos. 

Conforme levantamento, de um total aproximado de 170 milhões de pessoas em todo o país, 91 milhões (53,7%) classifica-se como brancos; 10 milhões (6,2%) como pretos; 65 milhões como pardos (38,4%); 761 mil, como amarelos e 734 mil como indígenas, cada um com 0,4%. 

Do ponto de vista étnico-racial, 44,6% da população brasileira apresenta ascendência negra e africana, que se expressa na cultura, na corporeidade e na própria construção da identidade. 

A palestra que teve como público estudantes do ensino médio e professores abordou o tema de forma didática. Eliane fez um breve relato sobre sua trajetória enquanto participante do Movimento Negro e também contou sobre suas experiências na escola e no mercado de trabalho. 

Os alunos participaram e compartilharam suas vivências debatendo inclusive sobre assuntos como o das cotas para negros e indígenas no ensino público. 

Eliane Souza (à esquerda) e Ver. Iara Castiel (à direita)
A Vereadora Iara, participou do debate e lembrou, inclusive, do primeiro sistema de cotas, popularmente conhecido como a ‘’Lei do boi’’ ou ‘’cota do boi’’ em que eram destinadas vagas no ensino superior público para agricultores ou filhos de agricultores quem comprovassem residir em zona rural. 

Coordenadora da Igualdade Racial do Rio Grande do Sul, Eliane falou sobre as políticas públicas para negros inseridas pelo Governo Tarso Genro no estado e prontificou-se a retornar ao município e estender o debate à comunidade santiaguense.



Acompanhe as ações do Governo do Estado junto a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos!
Acesse: http://www.sjdh.rs.gov.br/

 
#MandantoCidadão



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário