segunda-feira, 12 de maio de 2014

OVINOCULTURA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: DESTAQUES NO PRONUNCIAMENTO DA VEREAORA IARA NA SESSÃO DA CÂMARA.




 Leia abaixo, o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel de hoje, na Sessão da Câmara de Vereadores na íntegra!


''Boa tarde aos presentes, aos vereadores, à comunidade que acompanha às sessões da Câmara pela Rádio Nova 99. 


Primeiro, convido todos os cidadãos e cidadãs santiaguenses para a 26º FENOVINOS. Essa feira que é voltada somente para os ovinos, trata-se de um evento nacional que ocorre a cada ano em uma cidade do Brasil desde que a cidade tenha se credenciado e vencido a votação para sediar a mostra. 


A FENOVINOS veio para Santiago e este fato é de extrema importância, pois, a cidade terá a oportunidade de demonstrar aos mais de 37 municípios que estarão aqui, além de países como Uruguai e Argentina, nossas potencialidades na criação de ovinos e as condições que Santiago e região têm para se transformar em um pólo ovinocultor, como foi num passado não muito distante. Também a partir da feira virão comerciantes da área, de todo o país. Novas chances de mercados poderão se abrir para nós.


Mas o melhor de tudo a meu ver, é que está provado que a criação de ovinos pode ser feita tanto por abastados produtores, como por pequenos produtores rurais que desejam agregar renda às suas propriedades. 


A vocês pequenos produtores e assentados digo-lhes: é possível com as novas técnicas criar ovinos e trabalhar em melhoramentos genéticos dos rebanhos em áreas reduzidas e mesmo assim, obter lucro e renda. Aproveitem todos, a oportunidade para se informarem na feira que estará ocorrendo de 14 à 18 de Maio. Especialmente deixo o convite para que visitem o estande da Agricultura Familiar dentro do Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto, bem como os animais de 17 diferentes raças que estarão expostos. 


Quero divulgar  também, uma grande oportunidade para a sociedade santiaguense, principalmente, para aqueles que estão em busca de um curso de aperfeiçoamento que lhes garanta melhores condições no mercado de trabalho.


O INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS JAGUARI, está oferecendo vagas para o Curso Médio conjuntamente com o Técnico em Agroindústria. O aluno cursa o nível médio e sai Técnico em Agroindústria.


Entre outras coisas o aluno se dedica a operar o processo de alimentos nas áreas de laticínios, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. É um curso completo. 


Ainda existem vagas e o aluno poderá contar com a possibilidade de auxílio transporte, auxílio permanência, alojamento e refeições. Além disso, o campus proporciona viagens de estudo, possibilidade de participação em projetos de pesquisa e extensão, formação em línguas estrangeiras e até de intercâmbio em instituições no exterior. E o mais importante, sem custo algum. Os requisitos são: ter mais de 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. 


Aproveito a oportunidade também, para anunciar aqui, que hoje começam as inscrições para o ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Os interessados podem inscrever-se no site do ENEM até o dia 23 deste mês.


Nosso gabinete recebeu denúncias de pessoas e também do Sindicato dos Trabalhadores na área da Saúde, referente à falta de médicos pediatras para atender no Hospital de Caridade de Santiago. Fizemos o compromisso com os cidadãos de buscar informações sobre este problema gravíssimo. Porém em consonância com o Poder Legislativo e em respeito a esta Casa, pedimos que a Comissão responsável se empenhe em averiguar profundamente se essa denúncia realmente se confirma. 


Nas manifestações de Junho, todos lembram, o povo saiu às ruas reivindicando, entre outros temas, mais saúde, educação e melhorias no transporte público, O Governo Federal respondeu de forma ágil e competente: criou o programa Mais Médicos, trazendo 14 mil médicos para atender nas periferias. Impulsionou investimentos em Mobilidade Urbana com mais de 143 bilhões. Foi o maior investimento da história desse país na área. Sem falar na luta por uma profunda Reforma Política, para que não sejam favorecidos nas campanhas eleitorais, apenas quem tem o poder do dinheiro e dos grandes financiamentos privados.


O Governo Tarso Genro por sua vez, aplicou pela primeira vez na história do RS os 12% em saúde, expandiu significativamente as escolas de turno integral e em parceira com o Governo Dilma está realizando obras importantes para desafogar o trânsito nas grandes cidades como a Nova Ponte do Guaíba, duplicação da BR 116 e a conclusão da BR 448, bem como o PASSE LIVRE estudantil que beneficiará estudantes de todo o Estado. 

E o nosso prefeito, o que fez após ouvir os clamores das ruas e dos jovens que buscavam melhores condições e emprego? Agiu? Apresentou projetos? Buscou parcerias? Gestionou para melhorar a educação, o atendimento em saúde? Estas são as questões que deixo para os cidadãos avaliarem.''  Iara Castiel


#MandatoCidadão


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário