sexta-feira, 30 de maio de 2014

FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES




O Governo Federal criou o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares a fim de ampliar a comunicação e participação entre comunidade e escolas. 

Além de apoiar a implantação e o fortalecimento dos conselhos, o programa institui um regime de colaboração com o sistema de ensino, promovendo a capacitação de conselheiros e apoiando ações para a construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade.

O Programa prevê ainda, a ampliação e a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas.

Desta forma é possível estimular a integração entre os conselhos escolares e promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Parceiros

A execução do programa é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio da Coordenação-Geral de Redes Públicas (CGRP) da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (DAGE). O programa conta com a participação de organismos nacionais e internacionais em um grupo de trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.

Participam do Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


Capacitação

Várias estratégias são utilizadas para qualificar a atuação dos conselheiros escolares, entre elas:

Encontros presenciais de formação para técnicos e dirigentes das secretarias municipais e estaduais da educação e para conselheiros escolares;

Curso a distância para a capacitação de conselheiros escolares, técnicos e dirigentes das secretarias de educação, que atuam como multiplicadores na formação de conselheiros;

Parcerias entre as secretarias municipais e estaduais da educação e o Ministério da Educação, para a realização de cursos de capacitação de conselheiros escolares, utilizando o material didático produzido especificamente para o programa;


Encontro Nacional de Formação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação responsáveis pela implementação e o fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de capacitar e trocar experiências, na garantia da gestão democrática da escola.

Fonte: www.educacao.gov.br


Participe você também do Conselho da sua escola!!!!
 

Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessora Técnica 
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário