sexta-feira, 4 de abril de 2014

DEBATE SOBRE OS 50 ANOS DO GOLPE MOVIMENTOU SANTIAGUENSES



A cidade de Santiago se não é a pior, certamente figura entre as primeiras na lista das cidades mais conservadoras do Rio Grande do Sul. E foi nessa cidade que pela primeira vez de forma inédita, cerca de 70 pessoas se reuniram para Descomemorar o Golpe Militar ocorrido no Brasil há 50 anos. O encontro organizado pelo Gabinete da Vereadora Iara Castiel, na noite de quarta-feira, dia 02.04, no auditório Caio Fernando de Abreu iníciou passando o Vídeo Brasil Nunca Mais e, imediatamente, a palavra foi disponibilizada para quem estivesse no encontro e quisesse se manifestar sobre o período militar que perdurou de 1964 a 1985. O Sr. Alceu Nicola, vítima da truculência, tortura e mordaça do Regime Ditatorial, contou sua experiência, bem como narrou fatos da História que entristece até os dias de hoje a grande maioria dos Brasileiros. 


Também manifestaram-se os Vereadores Nelson Abreu e Moacir “Ci” de Unistalda, Fábio Monteiro, Paulo Rosado, Vulmar Leite, Rosângela Montanher, Renito Bolzan, Jussara Guerra, Antônio Bueno, Greice do Brasil, Marcos Fiorenza, Luiz Genésio Prestes, Marcos Fernandes, Pedro Pacheco, Marcos Paz, Nara Madruga, Chico Matos, Juçara Castiel e Terezinha Pesce. 

As falas de todas as pessoas remontaram a história. Foi trazido à tona desde os fatos que motivaram o Golpe Militar no Brasil até a corrupção e os locupletamentos que o Golpe proporcionou de ponta a ponta do país, inclusive em Santiago. Terezinha Pesce da Silveira, viúva de Jefferson Silveira, assim como Juçara Castiel filha de Níssio Castiel, deram um doído e emocionante depoimento sobre a prisão do Sr. Jeferson e Níssio. 

Contaram, ainda, como a vida de suas famílias ficaram marcadas para sempre pela violência, desrespeito, discriminação e tantos atos covardes a que foram submetidas.
Estiveram presentes os presidentes dos partidos: PDT, PT, PMDB e membro da executiva do PPL.

Texto: Adriana Castiel 

Veja abaixo, algumas fotos do evento :


Público presente
Ver. Iara Castiel
Prof. Renito Bolzan
Prof. Rosângela Montagner
Ver. Iara e Vulmar Leite
Marcos Fiorenza
Vereador Moacir Nazário, de Unistalda
Teresinha Pesce da Silveira
Luis Genésio Prestes


Presidente do PMDB, José Renato Cadó, presente no debate.


Presidente do PT Chico Mattos
Presidente do PDT, Fábio Monteiro
Marcos Fernandes
Paulo Rosado
Greice do Brasil

Prof. Pedro Pacheco
Prof. Nara Madruga
Marcos Paz
Antonio Bueno
Prof. Jussara Guerra
Prof. Juçara Castiel

Alceu Nicola
Ver. Nelson Abreu



Acompanhe o Mandato da Vereadora Iara!!!!

#MandatoCidadão




Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário