segunda-feira, 24 de março de 2014

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTIAGO: VEREADORA IARA FALA SOBRE SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO


Hoje, tivemos mais uma Sessão na Câmara de Vereadores de Santiago. Disponibilizamos abaixo, o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel.

Leia abaixo o discurso na íntegra:


''Quero antes de qualquer outra questão, avaliar a atitude de alguns vereadores, os quais fazem oposição ao Governo Federal e Estadual, e vêem a esta tribuna, para falar contra os Governos Democráticos engajados com a participação popular, como é o do Partido dos Trabalhadores.

Falam de descontrole da inflação, mas não falam sobre os indicadores que mostram que o governo Dilma tem a média mais baixa de inflação desde a criação do Plano Real. É importante afirmar que a inflação está sob controle, e jamais, no Governo da Presidenta Dilma, os índices inflacionários estiveram fora da meta prevista.

Exaltam, alguns vereadores uma crise inexistente, mas não tratam da real crise, a Municipal. Esta sim, numa situação de desgovernabilidade. Seja na saúde, no setor de obras, na mobilidade urbana, saneamento básico, geração de empregos. Não há investimento na economia familiar. Aliás, quando falam, é para atribuir a responsabilidade da inércia da gestão, ao Governo Federal e Estadual, os quais nunca  propiciaram tanto recurso em forma de projetos. Quando alegam falta de repasses de recursos a Santiago, não falam que  perdem prazos para apresentação de projetos, deixam faltar documentos, e ainda, não raro, o recurso não pode ser pago, porque a Administração está com restrições de crédito. Exemplo disso é o fato de que neste momento o CNPJ da Prefeitura esta no CADIN no Tribunal de Alçada do Estado. E, inclusive, por este motivo não foi possível fazer pagamento de próteses. Ouvimos aqui serem responsabilizados os processos licitatórios, para justificar muitos problemas. Esquecem, entretanto, que hoje há mecanismos técnicos que a gestão deve usar para que firmas não idôneas vençam licitações, evitando o calote à administração e servidores. Em seminário que participei aqui em Santiago do Tribunal de Contas, ficou muito claro que não é apenas o valor mais baixo que conta, mas a seriedade e saudabilidade da empresa participante do certame, é muito importante. Mas para isso precisa ter servidores capacitados, bem pagos e engajados com o melhor para o Município.

 Assim,  não contam que em Santiago não criam nada, não pensam em nada para alavancar a cidade com recursos próprios.  OS Governos Federal e Estadual,  fazem muito por Santiago.  Ou alguém acredita que as Casinhas Populares, as Emeis, ESFs, e tantos outros projetos  em andamento, são idéia da Administração  atual?  Alguém pensa que os valores empregados nos projetos saem  de recursos próprios do Município? Não é assim, senhores ouvintes, praticamente todo o valor vem do Governo Federal e Estadual. E o município tem apenas uma contra partida, que nem sempre se propõe a dar, o que inviabiliza o projeto. A verdade é que por muitos anos, foi apregoado pelos vereadores da situação e comunicadores pagos pela administração, como se tudo fosse obra do Prefeito. Hoje, a bancada do PT está atenta para fiscalizar e bem informar a população, trazendo a realidade política de nosso município. 

O governo Popular e democrático do Partido dos Trabalhadores tem um compromisso irrestrito com os cidadãos e cidadãs do nosso estado  e do Brasil. Esta semana tivemos duas possibilidades concretas de perceber esse compromisso. Na sexta-feira, participando de agenda com a Ministra Maria do Rosário em Santiago, presenciei o anúncio do repasse de veículo e para o Conselho Tutelar.  Depois seguiu a São Vicente onde deu uma aula no Instituto Federal Farroupilha, e a noite foi a Jaguari onde participou da formatura da primeira Turma do Campus Jaguari do IFF. O compromisso com a educação no campo é demonstrada nos mais de 500 Campus do IF espalhados pelo pais até o final do Governo da Presidenta Dilma. Do mesmo modo no governo Tarso Genro, são fortalecidas as escolas Rurais, ao contrário dos governos anteriores que preferiam fechá-las. O Governo Tarso Genro estruturou as escolas do campo, com reformas e instalações de lousas digitais, adaptação de rede de internet e condicionadores de ar. No domingo, na Vila Betânia revigoramos nossas forças e vontade de lutar pela questão dos pequenos produtores, quando percebemos as mais de 2 mil pessoas que participaram e prestigiaram  a 12° Olimpíadas Rurais. Um belo evento que congrega e fortalece a integração e entrosamento das comunidades do interior de nosso município.

Senhores, de certa forma lhes entendo. É difícil criar condições de igualdade de vida, de direitos, de luta, quem nunca se preocupou com o todo. É difícil querer que ouçam o cidadão quando só o que querem é ouvir as suas próprias vozes e seus próprios intereses. Para me entenderem Senhores opositores, teriam que entender e desejar o mundo onde ninguém viva no cabresto. ''
Iara Castiel
 
ACOMPANHE O MANDATO DA VEREADORA IARA CASTIEL!
PARTICIPE, OPINE, CRITIQUE!!!
 
 
 
#MandatoCidadão
 
Postagem e foto:
Adm. Luana Bravo Diniz
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário