quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE VOLTA NA PRÓXIMA SEGUNDA!!!

 
No dia 17.02.2014 a Câmara Municipal Vereadores retorna as suas atividades na totalidade.

Convido todas as pessoas, cidadãos e cidadãs para ficarem atentos ao trabalho dos representantes do povo e cobrarem de todos nós posições que beneficiem a cidade e a sociedade em geral. Convido também a todos, a ficarem atentos quanto ao dever dos Vereadores de fiscalizarem o executivo e suas ações. Só assim nossa cidade vai progredir.

Abaixo texto, o primeiro de uma série, que na condição hoje de Vereadora, passarei a divulgar a fim de instrumentalizar a sociedade com informações. UMA COMUNIDADE MUNIDA DE CONHECIMENTO TORNA-SE FORTE, LUTADORA, JUSTA E LIBERTÁRIA.


ATUAÇÃO PARLAMENTAR NO ÂMBITO LOCAL



'' É necessário enfatizar a importância do Legislativo e da atuação parlamentar como fatores
indispensáveis para que o município possa exercer o poder e a autonomia. É preciso compreender a importância do Parlamento e da atuação parlamentar diante não apenas de definições legais, mas acima de tudo diante da possibilidade de estabelecimento de relações com a sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Razão pela qual a reflexão a respeito do papel dos Legislativos e, neste caso e em especial, das Câmaras Municipais.

 
Com a Constituição de 1988 o município ganhou importância e passou a ter maior autonomia financeira e responsabilidade na elaboração e na execução de políticas públicas e no planejamento urbano.

A presente situação tem gerado a necessidade de buscar novas formas de organização e de gestão públicas nos municípios, não apenas para atender às necessidades da população, mas também para criar condições favoráveis à participação política dos cidadãos. É preciso construir mecanismos que possibilitem a discussão do futuro, com destaque para temas como desenvolvimento local e sustentabilidade, geração e distribuição de emprego e renda, produção e difusão de conhecimento e cultura, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por essa razão, ampliam-se os desafios do poder local diante do processo de mobilização dos diversos setores e organizações da sociedade na sua luta pela solução dos graves problemas sociais e pela ampliação da participação popular nas esferas de poder e decisão. Dessa forma, o Executivo municipal, a Câmara Municipal e as instâncias do Judiciário nas cidades podem vir a desempenhar, com maior vigor, um importante papel na mediação dos conflitos de interesses existentes.

1. A palavra “Estado” é usada aqui significando o conjunto das instituições (governo– Executivo, Legislativo e Judiciário –, forças armadas, funcionalismopúblico etc.) que controlam e administram uma nação e suas unidades – estados, municípios e distrito federal, por exemplo. É preciso não confundir quando a mesma palavra “estado” é usada como referência às 26 unidades da Federação (estado do Ceará, estado do Acre, por exemplo).''

 
 
Contribuição da Fundação Perseu Abramo, texto elaborado por:
Fernando Antonio Nacif
José Cavalli Júnior
Selma Rocha
Zilah Wendel Abramo

 

O Próximo texto tratará das atribuições do município. Não deixe de ler e se informar!!!!!

Iara Castiel



#MandatoCidadão
comunicacaoiarapt@gmail.com


Fonte: Fundação Perceu Abramo
Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário