segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA HOJE, NA CÂMARA DE VEREADORES

 

A Vereadora Iara, em seus pronunciamentos, sempre procura informar a população de suas ações do mandato, bem como as ações e programas do Governo Estadual e Federal. 
Preocupa-se constantemente, com seu trabalho enquanto vereadora que é de fiscalizar as ações desenvolvidas em nossa cidade e promover a cidadania.
 
Leia abaixo, discurso da Vereadora na íntegra:


''Boa tarde senhores vereadores e vereadora, mesa diretora, cidadãos que se fazem presentes nesse Plenário, ouvintes da Nova 99.
O poder legislativo, senhores, é considerado o mais aberto e democrático dos poderes. Isto porque é composto por membros representativos das várias ideologias, representantes escolhidos pela vontade popular. A Câmara de vereadores é a instituição por excelência da democracia local, portanto, é da nossa responsabilidade enquanto vereadores estimular a sociedade a vir aqui participar, discutir e buscar seus direitos.

Tenho refletido, constantemente, nossa atuação aqui nesta casa. Percebi que há um ano nós vereadores fazemos, praticamente, os mesmos pedidos. Estes vão desde reposição de lâmpadas, limpeza de bueiros, reparo de estradas do interior, ruas urbana, sinaleiras, até denúncias mais graves que envolvem a saúde pública, como esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo, descaso com a saúde, e muitos outros. E, a cada sessão, os pedidos se repetem e se repetem... Os vereadores do prefeito minimizam os fatos; os da oposição, denunciam com ardor. Muito pouca mudança.
A Gestão Municipal, através de suas secretarias, não busca sintonia com o parlamento municipal para que os desejos da população urbana e rural sejam minimamente atendidos e não são proporcionados avanços significativos na vida das pessoas. As poucas reuniões e audiências públicas que acontecem somente as exigidas por lei, não há debate e se resumem na presença de secretários e seus funcionários.
Não vale o argumento ultrapassado de que as pessoas não participam porque não querem.  Cabe ao parlamento buscar aumentar o interesse do cidadão pelo que acontece nesta casa. Deve criar canais de discussão política. O cidadão quer falar, reclamar, denunciar, debater as decisões que afetam a vida dele.
Enquanto isso, o governo Tarso Genro, do nosso partido, Marion! ao contrário do que vem sendo dito nesta casa, mudou para melhor o Rio Grande do Sul. E, mudou muito.
No ano de 2010, o Rio grande do Sul que era uma das maiores potências do país, estava quebrado, endividado e sucateado. A famosa política neoliberal do déficit zero, levou, mesmo, o Estado Gaúcho a zero. Zero de investimentos, zero em educação, zero na saúde e zero na política salarial. Isto é do pleno conhecimento de todos.
No entanto, nosso governo não se permitiu o marasmo e a estagnação. Fomos buscar crédito para o Rio Grande do Sul, estabelecendo outro projeto político, social, econômico.
Um exemplo marcante dessa nova política é a capacidade de investimento do tesouro do Estado. Em 2010 o RS investia 1bi em saúde. Com a gestão Petista, chegamos a 2013 com um investimento de 2,3 Bi (mais que o dobro) e pela primeira vez o RS investe os 12% legais para a saúde, sem contabilizar o Saneamento Básico.
Só para ter uma ideia, nos 4 anos do governo Yeda, foram repassados aos hospitais do RS, 416 milhões. Na gestão Tarso Genro, até agora, foi repassado para os hospitais, mais de 1bi e 343 milhões, até ao final a cifra chegará a 2bi . Nós triplicamos os repasses e investimentos.
O Nosso compromisso é manter esse Rio Grande com Tarso, protagonista no planejamento, nas políticas públicas sociais, na Participação Popular e cidadã, no desenvolvimento da cadeia Produtiva.
Fazer deste Estado cada vez mais um expoente no cenário nacional com ousadia, investimentos, transparência e participação da sociedade.''
Iara Castiel



 Acompanhe o mandato nas redes sociais!!!!!!
Fique por dentro, opine, critique, participe!!!!!!!

#MandatoCidadão


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Gestão, Comunicação e Marketing
 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário