quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FEPAM E SEMA PROMOVEM OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO ESTADAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS



No dia 27 de fevereiro, às 14h, será realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, uma oficina de capacitação para gestores públicos municipais, representantes de entidades do setor e segmentos ligados à reciclagem, referente a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS). O evento é uma promoção da Secretaria Estadual do meio Ambiente (SEMA)  e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam.
Leia notícia completa abaixo:

O PERS-RS, cuja execução está a cargo da empresa Engebio Engenharia e Meio Ambiente, traçará as diretrizes e indicará metas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, a cargo dos municípios, e de mais sete tipologias de resíduos: dos transportes, da mineração, da construção civil, da saúde, do saneamento, da indústria e das atividades agrossilvopastoris.

Durante a oficina, aberta também ao público em geral, serão apresentados os principais pontos a serem contemplados pelo PERS-RS e as metas nacionais e regionais que deverão ser atingidas a partir de 2015 de acordo com o Plano Nacional de Saneamento (2013) e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2012).

Entre os objetivos do PERS-RS está a realização do diagnóstico da geração, quantificação e destino final dos resíduos sólidos de todo o Estado - nesse caso, a Engebio já está coletando os dados junto aos municípios gaúchos - e o planejamento da erradicação e recuperação de áreas degradadas pela disposição irregular.

Também está prevista a estruturação de ações regionais de incentivo à implantação de atividades e de empreendimentos voltados à sustentabilidade ambiental, econômica e social com prioridade para ações de redução, reutilização e reciclagem de secos e orgânicos e reaproveitamento energético de resíduos e gases de aterros.

Além do encontro do dia 27 estão previstas outras oficinas e, também, audiências públicas nas seguintes cidades: Porto Alegre; Osório; Rio Grande; Caxias do Sul; Passo Fundo; Frederico Westphalen; Santa Rosa; São Borja; Santa Maria; e Santana do Livramento.

Texto: Hélio Gama Neto 
 
 
 
Postado por:
 
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário