sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

2 MILHÕES PARA SANEAMENTO AOS MUNICÍPIOS

Segundo informações do Portal do Estado do RS, www.estado.rs.gov.br, a Secretaria Estadual de Saúde fez repasse através do Prosan (Programa de Saneamento) o valor de R$ 2.175.731,55 para 21 municípios. 

O programa foi criado em 1974 pela secretaria e hoje faz parte também da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Leia notícia completa abaixo:


''O Prosan promove, em parceria com os municípios, ações de saneamento com pouco custo para atender às comunidades de baixa renda, em situação de risco epidemiológico devido à falta de saneamento básico. O programa repassa recursos a fundo perdido, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde. A responsabilidade da contratação e execução da obra é das prefeituras. 

Os municípios beneficiados são: Arroio Grande; Barros Cassal; Cacequi; Camargo; Caraá; Condor; Doutor Ricardo; Erval Seco; Faxinal do Soturno; Herveiras; Lagoão; Novo Barreiro; Passo do Sobrado; Porto Xavier; Progresso; Quevedos; Rondinha; São João da Urtiga; Três Forquilhas; Três Palmeiras e Vespasiano Correa. 

A aplicação dos recursos financeiros do Prosan também tem ajudado na implantação do Programa Estadual de Melhoria da Qualidade da Água para Consumo Humano em Municípios com Situação de Risco à Saúde Humana (PemQA). O PemQA foi idealizado com a intenção de melhorar o acesso à água para populações em situações de risco à saúde. 

A implantação do PemQA é um esforço conjunto do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e do Monitoramento de Doenças Diarreicas Agudas (MDDA) da Secretaria Estadual da Saúde, buscando a intersetorialidade nas ações de promoção e proteção da saúde, que visa atuar em municípios críticos quanto a qualidade hídrica. 

A iniciativa é inédita, abrangendo inicialmente 30 municípios em situação de risco, distribuídos nas 30 regiões de saúde do Estado dentro dos critérios estabelecidos pelo programa. ''

Texto: Gustavo Trevisi do Nascimento

Fonte: www.estado.rs.gov.br


Postado por:

Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing
#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário