segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Discurso na Câmara de Vereadores - 09/12/2013

Fala 09.12.2013

Senhora e Senhores Vereadores, cidadãos aqui presentes, cidadãos que nos escutam, Boa Tarde.

Mais uma vez venho a esta tribuna para reafirmar meu posicionamento como Vereadora de Oposição. Não esperem que eu deixe de me contrapor à ilusão criada na cidade de que vivemos em um mar de rosas. Minhas falas, não é coisa de Veradora que “só quer brigar”, como forçosamente querem me rotular. Assumi a responsabilidade de identificar, junto com a comunidade, os problemas, buscando resolvê-los. Vim, sim, para desacomodar aqueles que são coniventes com o descaso do poder público e às aflições do povo mais humilde de nossa periferia.

Não é à toa que me inspiro na letra da música do tradicionalista João de Almeida Neto quando diz: “...ME CHAMAM DE BOCA BRABA ... É MELHOR SER BOCA BRABA A NÃO TER BOCA PRA NADA...”


Apontamos, sim, as deficiências e mazelas da gestão municipal, mas procuramos o diálogo com o poder público e a sociedade, na busca de alternativas que visem solucionar de vez os problemas que se apresentam. Neste sentido, já estivemos reunidos com a população dos Bairros Alto da Boa Vista, Jardim dos Eucaliptos, Missões, Monsenhor Assis, Nei Pereira, Santiago Pompeu, Vila Rica, com os artesãos, comunidade rural, entre outros. Também nos reunimos com os Secretários Municipais: Fernando Nascimento, de obras, Liberato Bochi, da agricultura, tratando de projeto para a psicultura e outros, Mara Machado, da saúde, Denise Flório, da educação; Sérgio Perufo da Fazenda e diversas vezes com o Sr. Prefeito Municipal.

Mesmo que não tenha sido reconhecida, fiz a intermediação do encontro entre o Prefeito Júlio Ruivo e da Secretária de Educação Denise Flório e Professora Raquel Viana Rodrigues, ao Gabinete do Deputado Paulo Pimenta do PT, que não mediu esforços para acompanhar em Brasília nossas autoridades locais, a todos os órgãos que estes desejavam, mas também não foi reconhecido. Paulo Pimenta, valoroso companheiro do PT, não se apega a siglas partidárias quando se trata de auxiliar a comunidade da nossa região, e abriu portas para o Gestor de Santiago, ainda que este em momento algum tenha citado esse fato, após retornar de Brasília.

Nosso mandato busca e seguirá buscando, neste curto espaço de tempo, ser a voz da sociedade aflita e excluída.



Fui visitar o andamento das obras da CORSAN que está avançando. Cumpre, no entanto, dizer que hoje os trabalhos por conta das imensas dificuldades que estão se apresentando, caminha de forma lenta. A obra está passando por um terreno pedregoso, irregular, dentro de uma sanga. Há duas semanas os operários trabalham para fazer um serviço que em outras circunstâncias levaria 2 horas, já que a canalização está sendo colocada por baixo da sanga. Mas, o importante é que todos estão empenhados para que fique tudo muito bem feito sem problemas futuros.

Ainda quero salientar dois fatos ocorridos e que dizem muito em relação a meus posicionamentos políticos-ideológicos esculpidos na minha juventude: Refere-se ao Presidente João Goulart e Nelson Mandela.

O enterro pela segunda vez de Jango, em São Borja, foi o desenterro de uma luta de dignidade e de sofrimento pelo Brasil e repara, ainda, uma dívida histórica do Brasil com o seu passado opressor. Nossa eterna admiração a este democrata.

Na quinta feira passada, morreu Nelson Mandela. Falo nele, porque desde minha juventude, reconheço em Mandiba o símbolo da resistência e luta contra a opressão, contra um sistema perverso e injusto. Influente ativista político, buscou o reconhecimento de direitos e de igualdade para seu povo, África do Sul, o que não é tarefa fácil. É para aqueles que têm sentimento do mundo.


Esta frase de Mandiba que finaliza e, entendo que uneo-o ao Presidente João Goulart: “Em nome da Lei, fui tratado como criminoso. Não pelo que fiz, mas pelas coisas que defendi, por minha consciência.






Postado por:
Bruno Pedroso 
Assessoria Técnica
Email: comunicacaoiarapt@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário