segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Discurso na Câmara de Vereadores - 02/12/2013.



Boa Tarde a todos os presentes e aos ouvintes da rádio FM Nova 99.


O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE SANTIAGO ESTÁ ATRASADO, MUITO ATRASADO. NA REALIDADE O QUE SE VERIFICA, É QUE NUNCA FOI PRIORIDADE PARA O NOSSO EXECUTIVO A SAÚDE PÚBLICA.


COMUNIDADE DE SANTIAGO, AGRADEÇAM A DETERMINAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL DE QUE TODOS OS MUNICÍPIOS SE ENQUADREM AO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO FEDERAL, NÃO FOSSE ISSO, PROVAVELMENTE TUDO PERMANECERIA DE FORMA PRECÁRIA COMO SEMPRE FOI AQUI EM NOSSA CIDADE. TEMOS AGORA UMA OPORTUNIDADE, POIS OS GOVERNOS DO PT, TEM O OLHAR VOLTADO PARA A MELHORIA DA VIDA DOS BRASILEIROS, ESPECIALMENTE OS MENOS FAVORECIDOS.



Trago aqui um assunto que embora já tenha sido enviado ao Ministério Público, requer do presidente dessa casa, providências urgentes em relação ao Executivo Municipal. NÃO É POSSÍVEL que a população da cidade tenha um espaço de lazer onde o esgoto e todos os riscos dele, corram solto. No Parque Zampereti é derramado esgoto todos os dias. No local onde o lazer e a diversão em contato ao meio ambiente, deveria ser a única preocupação, tornou-se um espaço de risco a saúde de homens e animais. Conforme constatado in loco, e tenho fotos para comprovar, existe um cano de esgoto da onde constantemente saem os resíduos para o meio ambiente e descem até a lagoa do parque.


O Gabinete encaminhou a denúncia ao Ministério Público na data de 16/10/2013, com objetivo de que o espaço não receba mais resíduos inapropriados, já que é irregular perante a lei e um desrespeito com os cidadãos santiaguenses.


Na última sessão da Câmara dia 25, requeri providências em relação a graves casos ocorridos nos bairros. No Bairro Santiago Pompeu, na casa da moradora Elizabete Prado Almeida. Infelizmente a moradora no dia 27 com a forte chuva, mais uma vez foi vítima do esgoto mal canalizado que invadiu sua residência. A casa ficou totalmente alagada e novamente a moradora esteve frente a frente com a sujeira e os riscos que a inoperância do Executivo lhe submeteu.


A água e esgoto invadiram sala, cozinha, quarto, banheiro. Alega a moradora que dias antes se dirigiu à prefeitura e, após isso, o Secretário de Obras e Viação foi em sua residência, afirmando na ocasião que logo iria solucionar o problema. No entanto, ninguém realizou o conserto e quando chove, o pânico volta junto com os alagamentos.


Senhores, é assustador. A realidade de um Bairro é também dos a dos outros. No Bairro Jardim na rua Ladislava Martineto, existe esgoto a céu aberto. Na travessa Florisbelo Bitencourt, existe esgoto a céu aberto sem canalização. Na rua Dulce Lopes, já falado aqui nesta casa, nada foi feito e novo alagamento. Em frente a casa de Irineu Storgatto, o esgoto a céu aberto tortura os moradores pelo mau cheiro. O mesmo ocorre com a Sanga que carrega esgoto e passa por três bairros: Nei Pereira, Santiago Pompeu e Jardim dos Eucaliptos. Ou o Executivo toma providências, ou o povo que não suporta mais estar a margem dos cuidados e atenção, irá se rebelar como nunca antes na história dessa cidade.


Também há reclamações de calçamentos precários, ruas precárias, pedras soltas, buracos, representando risco. Dentre as ruas, citamos Florisbela Bitencourt, cujo problema tem que ter atenção. Sem falar em rampas de acessibilidade a pessoas com deficiência.


Na parada de ônibus em frente a ervateira São Gabriel existe um buraco que alaga e prejudica as pessoas que necessitam pegar ônibus, um simples aterramento no local resolveria o problema.


Tudo isso acontecendo na nossa cidade e um cidadão, funcionário da Prefeitura de Santiago, declarou nas redes sociais que tem uma ordem da Prefeitura Municipal para ficar parado até fevereiro de 2014, pois não há dinheiro e sem dinheiro nada se faz. E O PLANEJAMENTO? E A RESPONSABILIDADE DO EXECUTIVO?


Vocês, cidadão e cidadã de Santiago, sabe que as capinas das ruas, podas e limpeza de bairros era feito por uma firma terceirizada, mas que funcionou até a metade do Ano? Quando o contrato venceu, não foi renovado? Há informações que foi por falta de verba que a Prefeitura não renovou o contrato. Talvez em Janeiro seja feita uma nova parceria. MAS O CERTO É QUE TAMBÉM NESSE CASO NÃO HÁ PRIORIDADE DO EXECUTIVO - A falta de limpeza acumula sujeira, o mato toma conta das ruas, canteiros, entope bueiros e bocas de lobo e a comunidade paga a conta, principalmente as pessoas que moram nos bairros e quem mais precisa de atenção por parte dos Governantes.


E o cidade ativa? Serviço cheio de falhas, ocorre uma vez por ano, os funcionários não são valorizados como deveriam e sequer tem coordenação de chefia para acompanhar a evolução do trabalho. Sabe-se ainda que a maioria dos trabalhadores ganham para realizar o trabalho uma cesta básica e o módico valor de R$ 200,00, sendo as contratações feitas através do bem estar social. Trabalhador que não é valorizado, que é explorado, com justa razão, sequer tem ânimo para trabalhar.


Falta planejamento e prioridades. E não me venham alegar que não tem dinheiro pela responsabilidade Estadual ou Federal. Volto bater na tecla de que para cada ação é necessário um projeto, um planejamento e estes devem ser feitos e pensados junto com a comunidade. Nossa cidade só vai se desenvolver quando todos se sentirem pertencentes dela e, para isso, os valores terão que ser invertidos.









Postado por:

Bruno Pedroso 


Assessoria Técnica

Email: comunicacaoiarapt@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário