terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Discurso na Câmara de Vereadores - 16/12/2013

Aos presentes e aos ouvintes uma boa tarde.

Trago a discussão, hoje, nesta casa, fatos que merecem ser analisados:

O exercício da cidadania por homens, mulheres e crianças, introduz todos no contexto social e garante a possibilidade dos cidadãos e cidadãs de todas as classes, credos, etnias, idades, a pensar seus direitos e agirem para que eles sejam cumpridos e proporcionado pelos responsáveis em fazê-lo.

Desde que fui eleita, tenho feito constante chamamento à comunidade santiaguense para que se aproprie do bairro onde mora, da cidade onde vive, do estado que pertence e do país onde habita. Isto, senhores ouvintes, passa por discutir, participar e exigir seus direitos de cidadãos e cidadãs.

EM SANTIAGO, AS MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO SENHORES! E ISSO ME DEIXA ORGULHOSA DO NOSSO POVO! O MEDO ESTÁ DANDO LUGAR À CORAGEM DE FISCALIZAR DE FORMA DIRETA. TENHO ESPERANÇAS NO DIA DE AMANHÃ, E ENERGIA REDOBRADA.

Volto a dizer que o munícipe está se organizando. Através do Disk Iara Castiel, de visitas no Gabinete e de conversas nas ruas, tenho constatado que as pessoas estão sedentas por colaborar na evolução e melhoria de nossa cidade. Muitos dos que ligam ou procuram o Gabinete dizem: “...entendi que não só tenho o direito de fiscalizar tudo o que diga respeito a minha cidade, como devo fazer isso incansavelmente, por isso resolvi trazer este fato...

E foi assim, através da participação popular que me pediram para ir até a sede Campeira do CTG Coxilha de Ronda ver e conversar com funcionários da prefeitura municipal. Eram muitos que há mais de semana estavam lá, pintando, roçando, arrumando a fiação elétrica e hidráulica, por determinação da Administração Pública. Lá estavam máquinas, carregadeira, retro escavadeira, camionete saveiro, 2 caminhões cassamba. O município pelo que sei, apoiava o evento, o qual, respeito, faz parte da nossa cultura e nos traz muitos visitantes. NO ENTANTO, É PRECISO AVALIAR: UMA SEMANA OS TRABALHADORES DA PREFEITURA FIZERAM TODO O TIPO DE SERVIÇO, DESVIADOS DE SUAS ATRIBUIÇÕES, NA SEDE DO CTG PARA UM EVENTO PRIVADO. SOUBE QUE NO DISCURSO O PREFEITO PROMETEU PARA 2014 FINANCIAR LUZ DE LED NO LOCAL, SENDO A PRIMEIRA PISTA DE RODEIO NO BRASIL A TER ESTA LUZ. Enquanto isso no ginasião falta luz nos postes. Os funcionários não têm nem promessa de vale alimentação. No bairro Jardim dos Eucaliptos (rua Ladislava Martineto) não tem amenizado o Problema de Esgoto a céu aberto, sem encanamento que alaga a casa da vizinhança. Enquanto no bairro Santiago Pompeu (já falado aqui) não teve seu problema resolvido. Assim como não foi resolvido a situação da rua Dulce Lopez, no bairro Jardim dos Eucaliptos. Sistematicamente tenho trazido problemas sérios que ocorrem nos bairros e nada é resolvido, OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE em especial os moradores dos bairros da periferia, não são prioridade para nossa administração.

As estradas de acesso ao Rincão dos Dorneles e Rincão dos Vianas, estão em péssimo estado de trafegabilidade, bem como a estrada que passa ao lado da localidade que é identificada como “pintinha”. Existe lá uma ponte em mau estado de conservação com tábuas levantadas e pregos expostos. Chegou ao conhecimento do Gabinete o caso de 2 pequenos açudes, no mesmo local, que em época de seca foram limpos, mas estão lá até hoje, os montes de terra que impedem a entrada e saída do local.(isso há um ano)

QUANTOS DIAS OS OPERÁRIOS DA PREFEITURA LEVARIAM PARA EM SISTEMA DE MUTIRÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DE NOSSOS BAIRROS E da NOSSA ZONA RURAL? POR QUÊ O EXECUTIVO NÃO PRIORIZA O POVO???



QUERO DIZER AINDA QUE FUI ASSISTIR A ABERTURA E OS JOGOS DA COPA SANTIAGO IDEALIZADA PELO CONHECIDO EDINHO E BOLINHA. FIQUEI MUITO SURPRESA QUE NÃO HAVIA NO EVENTO NENHUM REPRESENTANTE DO EXECUTIVO. SOMENTE EU E O VEREADOR SI DE UNISTALDA, vereadores do Partido dos Trabalhadores, ESTÁVAMOS LÁ E REPRESENTAMOS A CASA DO POVO.

Foi um evento grandioso, que envolveu mais de 100 equipes de jogadores de futsal. Jogaram crianças, adolescentes e jovens de várias cidades: Santo Ângelo, Cachoeira, São Miguel do Oeste SC, Foz do Iguaçu, Condor, Panambi, Jaguari, Santa Maria, Coronel Barros, Alegrete, Uruguaiana, Argentina, dentre outras. Este evento esportivo também trouxe renda para a cidade. Este evento esportivo tem tudo a ver com o rótulo de “cidade educadora” que buscam para Santiago. MAS ONDE ESTAVAM OS REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO, DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA PARA SAUDAR OS VISITANTES E FOMENTAR O ESPORTE, A CULTURA E DIVULGAR A TAL EDUCAÇÃO DA CIDADE EDUCADORA? QUAL A DIFERENÇA QUE O EXECUTIVO VIU NO EVENTO ESPORTIVO E NO RODEIO NA SEDE DO CTG Coxilha de Ronda? TERIA MAIOR INTERESSE DO MUNICÍPIO EM UM DO QUE NO OUTRO? E QUAL O INTERESSE EM PRIORIZAR UM AO OUTRO?



Avalia comunidade de Santiago, tudo o que foi falado e tira tuas conclusões! É hora de comparar projetos políticos!





Evento da Copa Santiago.






Vereadora Iara Castiel fiscalizando obras da Prefeitura no CTG.





Postado por:
Bruno Pedroso 
Assessoria Técnica
Email: comunicacaoiarapt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário