segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DISCURSO- Câmara dia 07-10-2013

Boa tarde aos presentes, aos ouvintes da Nova 99, aos vereadores e vereadora.
Com grande satisfação parabenizo hoje os 50 anos da FETAG-RS - Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul. Meu reconhecimento pela luta incansável da FETAG-RS e de todo o conjunto do Movimento Sindical pela permanência do agricultor no campo com qualidade de vida e garantia de renda. Sindicalista atuante que fui, sei da importância do trabalho em conjunto e solidariamente em Sindicato Todos juntos somos fortes.

Aproveito a oportunidade, já que estou falando em luta de classes, para alertar os Servidores Públicos Municipais de Santiago, associados e não associados, para se unirem na conquista do Vale Alimentação. PARTICIPEM da Reunião do Sindicato no dia 10 de outubro (quinta-feira), às 17h e 30min. Vale Alimentação, um direito de quem trabalha. Marisa, tens o apoio dessa Vereadora à classe que representas.

Através da Lérida, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santiago e do Companheiro Francisco Matos, Chico Matos, pequeno produtor rural do Lava Pés, sindicalista e candidato a Presidência do Partido dos Trabalhadores - PT de Santiago, a quem apoio com muito orgulho, parabenizo também todos os Trabalhadores na Agricultura. A vocês meu reconhecimento, minha admiração e minha disposição como pessoa e enquanto Vereadora, para atuar em conjunto a fim de lutar, pressionar e exigir políticas públicas municipais que possibilitem aos produtores e agricultores familiares o desenvolvimento de suas atividades, o melhoramento de suas rendas e das condições gerais de vida de suas famílias. Se os gestores municipais focarem seu olhar no pequeno agricultor e lhe derem a devida importância, investindo e apoiando a atividade, não tenham dúvidas todos que certamente ocorrerá o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico no Município, na Região e no Estado.

Muitas vezes já falei dessa tribuna sobre a importância e os investimentos que o Município teria que aplicar na economia familiar. Tenho repetidas vezes afirmado que em nossa região, o crescimento e o desenvolvimento virá através do fortalecimento, apoio, implantação e legalização de agroindústrias familiares em estabelecimentos rurais e o incentivo ao pequeno produtor.  Infelizmente os agricultores e produtores familiares, na maioria, encontram-se trabalhando na informalidade, especialmente por que não há um interesse do Município em investir maciçamente nesse setor. Sequer se responsabiliza em promover os meios necessários para a legalização da agroindústria familiar. Para 2014 destinou R$ 5.000,00 para o S.I.M (Selo de Inspeção Municipal), como se somente isso bastasse por parte do Município. PERCEBO QUE PARA NOSSOS GESTORES E SEU PLANO POLÍTICO, MAIS VALE FECHAR ACORDOS COM EMPRESAS QUE TIRAM DINHEIRO DO CIDADÃO SANTIAGUENSE COM ESTACIONAMENTOS ROTATIVOS, SINALEIRA INTELIGENTE E LOMBADAS ELETRÔNICAS. MAIS VALE INVESTIR EM EMPRESAS PRIVADAS ISENTANDO-AS DE IMPOSTOS E INVESTINDO EM INFRA ESTRUTURA.
A obrigação do Município dado a importância do pequeno agricultor e produtor na nossa realidade, sem dúvida deveria ser a de total parceria, buscando o desenvolvimento da pecuária e agroindústria familiar, apoiando a qualificação profissional, proporcionando junto a EMATER assistência técnica, e abrindo espaços para os produtos da nossa terra, além de apoiar a participação dos produtores e agricultores familiares em feiras, eventos e pontos de comercialização. NO PPA - PLANO DE INVESTIMENTOS DO MUNICÍPIO PARA OS ANOS DE 2014 ATÉ 2017. O Município previu investimento, com recursos próprios, de valores irrisórios para a área rural, os maiores valores nessa área ficam a cargo Estadual e Federal.
ATRAVÉS DOS 50 ANOS DA FETAG, IMPORTANTE SEGUIMENTO DE LUTA SOCIAL, LEMBRO A TODOS INDISTINTAMENTE, DO MEIO RURAL OU URBANO – JUNTOS SOMOS FORTES! SANTIAGUENSES, ORGANIZEM-SE, JUNTEM-SE, EXERÇAM SUA CIDADANIA, EXIJAM INCLUSÃO,  LUTEM POR ESPAÇO E VALORIZAÇÃO NA CIDADE EM QUE VIVEM E CONTEM COM MEU APOIO. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário