terça-feira, 3 de setembro de 2013

Discurso da sessão no dia 2 de setembro!

Estive ausente na sessão da Câmara do dia 26 e gostaria de justificar a falta, contando um pouco de minha participação na 36ª Exposição Internacional de animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (EXPOINTER) em Esteio.
Esta feira é considerada a maior exposição-Feira da América Latina, realiza-se anualmente na região metropolitana de Porto Alegre e é um importante momento de encontro das cadeias produtivas, ligadas à economia do campo. É, portanto, o momento de mostrar ao Brasil e ao mundo o resultado do trabalho dos gaúchos e gaúchas que tiram do campo os produtos que alimentam e transformam a vida de nosso Estado e do nosso país.
Durante a Feira, ocorreram diversas palestras em várias áreas, no sentido de dar conhecimento, trocar experiências, ensinar técnicas novas, nas quais estive presente. Participei de um encontro com o Embaixador da Nova Zelândia, que falou sobre as mais modernas técnicas já comprovadas em genética, saúde animal, pastagens, qualidade do leite e irrigação de pastagens daquele país que o governo federal e estadual querem implementar no Brasil. Fui convidada a Participar do Programa Esfera Pública do Jornalista Juremir Machado na Rádio Guaíba onde foram levantas muitas questões polêmicas. No programa falei sobre Santiago e o quanto eu acredito que nossa cidade precisa avançar, especialmente na implementação de projetos reais de inclusão social e políticas públicas aos pequenos produtores. Quero destacar as comemorações, na Expointer, dos 15 anos do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer. Criado no governo Olivio Dutra do PT, este espaço que foi muito criticado pela direita da época, buscou valorizar e dar visibilidade à produção da agricultura familiar gaúcha. Esta economia que é responsável por mais de 70% da alimentação do nosso povo. Todos os agricultores, grandes, médios e especialmente os pequenos da economia familiar, sabem que a atuação deste governo, através da política de crédito, oferece dinheiro farto e barato, possibilitando investimentos em novas tecnologias que aumentam a produtividade e a produção. Há um conjunto potente de programas implementados pelo Governo Federal e Estadual que vão além do crédito e oferecem entre outras possibilidades, mais e melhor assistência técnica, pesquisa e infraestrutura. Estimulam a agropecuária, promovem o desenvolvimento do campo, geram renda para os produtores, além de emprego e a permanência do agricultor no meio rural.
Quero salientar, entre os programas federais destacamos o Brasil sem miséria no campo. Este programa, elaborado para o meio rural, tem a duração de dois anos. Cada família recebe os valores programados, com o compromisso de executar um projeto produtivo, com a assistência técnica da EMATER. Entre os programas estaduais salientamos o Mais Ovinos, Mais Água Mais Renda (agropecuária irrigada), Mais Leite de qualidade. Noticio que estaremos promovendo um Seminário, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para conhecimento e orientação dos programas. 
Por fim, quero dizer que a Cabanha Forqueta de Ovinos Texel, conquistou várias premiações com os animais que levou à Expointer, inclusive trouxe para Santiago, mais uma vez, o título de Grande Campeão Macho da Raça Texel. A Cabanha Forqueta também foi agraciada, na EXPOINTER, com a Medalha Assis Brasil, por doar animais a fim de implementar programas locais e estaduais de inclusão social de pequenos produtores de ovinos, possibilitando-lhes a oportunidade de investir em genética para a melhoria e valorização de seu produto.
Quero dizer, aos senhores, que todos somos capazes de muito mais. Somos capazes de grandes desafios. E, não só podemos fazer o possível, isto qualquer um faz, mas somos capazes de realizar o que pensamos ser impossível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário