segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pronunciamento da Vereadora Iara na Sessão da Câmara de Vereadores de hoje


VEREADORA IARA DESTACA: PARA QUEM GOVERNAM OS ATUAIS ADMINISTRADORES?

 

 

Em seu mandato, a Vereadora Iara busca promover a participação popular em busca de direitos para os cidadãos e cidadãs santiaguenses.

 Abaixo, segue pronunciamento da Vereadora na Sessão da Câmara de Vereadores hoje a tarde:

 

 

''Senhor presidente,Senhores vereadores, público presente, ouvintes da 99.

Estive no sábado no Seminário de experiências Administrativas do PT, na cidade de Ijuí. Lá estavam 38 municípios representados por 148 pessoas. Estavam também lideranças do nosso partido, como Olívio Dutra, presidente de honra do Pt, Ari Vanazi, diretor da FAMURS, além de prefeitos , vice-prefeitos e vereadores petistas da região.

Dos assuntos debatidos foram tratadas:

 

1º) Experiências  e debates nas áreas do desenvolvimento urbano, habitação meio ambiente ;

 2º) experiências e debates nas áreas da agricultura, saúde, desenvolvimento social, educação, cultura e esporte.

 

Foi discutido qual a concepção de governo que todos os gestores, vereadores e representantes petistas devem assumir perante a sociedade que representam. Ficou claro, senhores ouvintes, que  governar para o PT não é só fazer obras mirabolantes, construir, asfaltar ruas e estradas. Isto qualquer um faz. O PT precisa fazer o que muitos acham impossível e não tem coragem. O PT tem que contrariar interesses de poderosos, para melhorar a vida da maioria. Estamos, indiscutivelmente, melhorando para muitos. Hoje, através do nosso governo federal e estadual o país e o estado são um espelho para o mundo de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento, oportunidade e inclusão do povo brasileiro. PNAE (Programa nacional de alimentação escolar), PAA (programa de aquisição de alimentos) Escolas Infantis, PROUNI, SAMU, políticas para mulheres, Para idosos, negros, portadores de necessidades, Pequenos agricultores, PRONATEC (programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego). PENAT.

 Discutimos, também, que há muito ainda a ser feito. A pressão dos grupos organizados do poder econômico é muito intensa. Não conseguimos, ainda, mexer nas estruturas dos grandes e milionários interesses. Precisamos enfrentar a questão fiscal, onde grandes grupos têm vantagens e até isenção em impostos, enquanto a maioria dos brasileiros, especialmente a classe trabalhadora paga altos tributos. É preciso dizer que representantes políticos atrelados e comprometidos ao poder econômico votam em leis que favorecem a estes. Precisamos, por isso, enfrentar vários pontos: a reforma política com verbas públicas para evitar privilégios, precisamos regulamentar as comunicações, que hoje  estão na mão dos grandes grupos econômicos que as sustentam e por isso inviabilizam a informação democrática. Quem não sabe que o jornalismo hoje sobrevive do dinheiro que nele é investido?  Qual então é a isenção da mídia?

  A política, cidadãos e cidadãs santiaguenses, tem que fazer parte do cotidiano para que seja construído o bem comum com o protagonismo das pessoas. E, por isso, insisto em todas as minhas falas na importância de promover permanentemente a participação popular.

Senhores ouvintes, a máquina pública, aqui em Santiago tem funcionado muito bem desde muito tempo para uma minoria.  Se houvesse a prática do controle social em Santiago, se os representantes do povo no legislativo, buscassem o bem comum, certamente não teria ocorrido a doação de 6ha de área pública para uma única empresa, a Karbain. Foi na gestão pública de Cassio Peixoto, Lei 24/90(escrita à mão) depois outra doação, Lei 006/98 era prefeito o Sr. Antônio Carlos Cardoso Gomes, foram  autorizados pela Câmara de vereadores   (inclusive na 1ªocasião era vereador o atual prefeito Júlio Ruivo) E não só foi  doado, 6 hectares  ( o que não fariam com esta terra os pequenos colonos??) foram feitas   benfeitorias no local, sem falar das isenções de tributos. A pergunta, senhores ouvintes, é: Para quem governam estes administradores? O que existe por trás de todas estas formas de governar? Quem se beneficia com estes privilégios?? Os governantes do meu partido ainda com muito a fazer, não tem como foco principal a minoria endinheirada, tão pouco quer fazer conchavos com essa minoria para se locupletar e mantê-los no poder. Queremos é vida digna para a maioria.''

 

Iara Castiel

 

Acompanhe notícias nas redes sociais!!!!!!!!

Twitter: @IaraCastielPT


Participe, opine critique!!!!!!!



Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS:040777
Assessoria Técnica
Estratégia, Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário