terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

1º Sessão na Câmara de Vereadores de Santiago - 2013

 
Ontem, dia 18 de Fevereiro, tivemos a primeira Sessão aqui na Câmara de Vereadores de Santiago. Agradeço a comunidade que compareceu e prestigiou este primeiro passo dado, nesta longa caminhada que teremos pela frente. Continuaremos lutando pelo desenvolvimento de nosso município. Abaixo, as palavras emocionadas de meu discurso:
 
''Saúdo o Poder legislativo de Santiago, na pessoa de seu presidente, Vereador Sandro Palma.
 
Quero expressar minha gratidão aos cidadãos e cidadãs santiaguenses que me permitiram representá-los nesta casa.
 
A minha saudação aos meus familiares: meus netos Arthur e Cassiano. Através deles saúdo as crianças e jovens Santiaguenses, lembrando que participar das questões políticas é também para crianças e jovens. Minha filha Adriana e meu genro Thiago,  que me fazem pensar através da crítica. Minha irmã Juçara pelo conluio dos sentimentos. E todos os demais familiares que me acompanham neste grande desafio.
Evoco neste momento, com emoção e saudade, as memórias de meu pai, Níssio Castiel, meu mentor. De meu irmão Jaime Castiel, ambos, em outros tempos, fizeram parte desta casa.  Também meu irmão Níssio Sérgio, o Alemão, que teve a experiência de participar de uma eleição, o que demonstra ser a política uma marca familiar.
Saúdo todos os meus amigos e companheiros de ideias e, no momento em que o Partido dos Trabalhadores retorna ao canário político de oposição, faço esta saudação nas pessoas de dois combativos ex-vereadores do nosso partido: Neomir Alcântara e Antônio Bueno.
Faço uma saudação especial às mulheres, na pessoa da vereadora Cleusa Canterle, que como eu tem o compromisso de inspirar as mulheres santiaguenses a ocupar os espaços públicos, organizarem-se em grupos sociais e participarem da política da cidade, pois este é também o lugar e o papel das mulheres.
Saúdo, ainda, Luana e Juliano, meus assessores, que junto comigo assumem o trabalho cotidiano e árduo de tornar possível o que muitas vezes é dado como impossível.
Quero dizer à Comunidade que lutarei sem trégua por uma Câmara Municipal de qualidade, atuante, independente, propositiva. Um poder que coexista em igualdade com os demais poderes Judiciário e Executivo. Para isso, é necessário um esforço comum de todos os vereadores, no sentido de abandonar vaidades, os interesses individualistas, credos religiosos pessoais, assistencialismos que humilha e partir para o embate das opiniões divergentes no campo das ideias, num exercício permanente de enfrentamento de opiniões diferentes, muitas vezes buscando conciliar antagônicos interesses. Este é o ofício da política.  
É aqui neste espaço que a política mostra á sua fascinante capacidade de transformação social, especialmente quando se trata de combater as desigualdades, colocando no centro das atenções o povo, o ser humano, o cidadão.
Por último quero destacar que este mandato tem como prioridade desenvolver na população o sentido de cidadania. Ser cidadão é participar das decisões, é pensar a cidade, o  bairro, a sua comunidade.
Assim, mantendo um diálogo constante com a sociedade, através do meu gabinete, do disque iara castiel e outros meios,  pretendo identificar os  problemas, resolvê-los de forma coletiva, melhorando a vida de todos os cidadãos e cidadãs. ''
Vereadora Iara Castiel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário